quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Deus poderá ser real mas intangível?



Considere a matemática, como é que ela existe. 

Ela não é algo que tu possas ver ou tocar. É um conjunto de regras sobre como podes entender e manipular quantidades. As regras foram descobertas por tentativas e erro, mais o intelecto humano. Depois de descobri-las, testámos-las para verificar se elas funcionam de forma confiável, uma e outra vez. E eles funcionam.

A matemática foi descoberta de forma independente, em momentos diferentes e em diferentes partes do mundo, mas sempre foram descobertas as mesmas regras. Não existe uma parte da matemática que seja verdadeira para uma sociedade, mas falsa para outra.

Poderíamos imaginar uma vida inteligente surgindo em outro planeta, a anos-luz de distância e sendo completamente diferente de nós. Mas não podemos imaginar que eles possam encontrar um conjunto diferente de regras de matemática.

Então a matemática é real? Sim. Existe matemática? Se a matemática é real, ela deve existir, mas é claramente intangível.

Alguns crentes argumentam que Deus é assim: real mas intangível. O problema é que, quando pessoas diferentes inventam deuses, elas inventam deuses completamente diferentes que fazem coisas diferentes e exigem coisas diferentes de nós. Essa é a pista que precisamos concluir que Deus não é real, mas intangível.

Deus é imaginário e intangível.


Texto de Bill Flavell

Sem comentários:

Enviar um comentário