quinta-feira, 27 de outubro de 2016

O Livro de Génesis



As descrições do surgimento do homem a partir do barro no livro de Génesis, foram feitas por Hagiógrafos. Os compiladores do livro de Génesis por meio de hagiografia, descreveram o cenário ambiental a partir da criação segundo a sua mentalidade. E por isso partiram da tradição oral para escrita. 
1 -- Reparem que a descrição sobre a criação está escrita na terceira pessoa do singular, ou seja, o hagiógrafo escreve como se ele estivesse lá presente a assistir a deus a criar tudo ( Ex : No princípio Deus criou os céus e a Terra), Génesis 1:1
2 -- Reparem que o hagiógrafo coloca deus a conversar com o casal (Ex : << E Deus disse : podeis comer de todo o fruto que há no jardim exceto a da árvore do meio), Génesis 2 : 16 - 17.
3 -- Reparem que o hagiógrafo coloca a situação geográfica do jardim que fica entre os rios que passam pela Mesopotâmia: Pisom, Giom, Tigre, Eufrates. Génesis 2:11 - 14. 
4 -- Reparem que o hagiógrafo define o deus de toda a terra que criou, e esse deus somente coloca toda a vida nesse jardim onde havia de tudo, um jardim no Oriente ( região entre os rios Tigres e Eufrates que são zonas férteis para a agricultura, flora e fauna). Génesis 2:8 
5 -- Reparem que o hagiógrafo coloca deus a criar a cobra como o animal mais inteligente de todos os outros no jardim. Génesis 3:1 
6 -- Reparem que o hagiógrafo coloca deus enquanto está ausente, o casal consome o fruto do conhecimento. Génesis 3:4 - 6 
7 -- Reparem que o hagiógrafo coloca deus a passear no jardim : << E ouviram a voz de Deus que passeava pelo jardim... >> Génesis 3 : 8.
Hã ?!? O quê ?!? << voz que passeava >> ?!? 
8 -- Reparem que o hagiógrafo coloca o deus e a sua voz a passear pelo jardim na << viração do dia >> ou numa << tardinha >> Génesis 3:8. 
Sabem por que é que o hagiógrafo escreveu isso?!? Porque é lógico que o hagiógrafo está a descrever essa personagem, Deus, e teve que o colocar nesse PANORAMA AMBIENTAL ideal para embelezar e colorir a história da criação. 
 MOTIVO: Nas regiões desérticas, semi-desérticas ou nos oásis, durante o dia faz um calor tórrido e durante a noite faz um frio de roer os ossos. Por isso, o hagiógrafo sentiu a necessidade de colocar a personagem, Deus, a passear numa altura em que o Sol estava para se pôr << viração do dia >> ou << tardinha >> que é propositadamente o momento em que a temperatura ambiente fica << FRESCA e AGRADÁVEL >>. 
ANÁLISE : Historicamente os hebreus eram um povo constituído por pastores nómadas, depois de alguma necessidade social, tornaram-se semi-nómadas e mais tarde sedentários. Antes dos hebreus evoluírem culturalmente, politicamente e economicamente, já existiam povos circum-vizinhos que eram mais desenvolvidos e cujo os contactos influenciaram o pensamento hebreu. Falo sobre os : Egípcios, Sírios, Assírios, Sumérios , etc. 
Os hebreus depois de formarem e solidificar sua cultura, serviram-se das mitologias circum-vizinhas e criaram sua própria versão hebraica. Da tradição oral para a escrita, isso já no séc. IV e V aC quando o livro de Génesis foi compilado e justaposto pela Escola Sacerdotal. Mas antes do Génesis estar unido, estava dividido em 2 partes, uma parte pertencente a Escola Eloísta ( quando o deus dos hebreus era conhecido por El ) e Escola Javista ( quando o deus dos hebreus era chamado por YHVH ). 
ATENÇÃO : Todo o arqueólogo, papirólogo ou paleógrafo bíblico, sabe que os livros originais do Génesis em hebraico e aramaico são fragmentados. Só foram unificados por justa-posição tardiamente e com a invenção da imprensa por Johannes Guttemberg, é que a bíblia foi impressa e hoje conhecemos o livro de Génesis dessa forma já justa-posta, mas na realidade os originais se encontram em FRAGMENTOS. 

NOTA : Na mitologia egípcia, o deus Khum criou o homem a partir do barro na sua oficina de olaria para depois o lavar no rio Nilo. Templo de Ashtenaput 


Trabalho de investigação e escrita, por: Hegas Alberto Santana Santana

1 comentário:

  1. Muito bom o estudo. Super rico e conhecimento científico parabéns ao pesquisador.

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