quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Se as orações realmente funcionassem...



Imagine que existia um ser sobrenatural que podia intervir no nosso mundo. 

Se este ser sobrenatural fez alguma coisa que afetou o nosso mundo natural, poderíamos ver o efeito, mas não veríamos a causa. Veríamos um efeito sem causa, um efeito incausado. 

Se este ser sobrenatural respondeu a mil milhões de orações por dia, cada oração respondida seria um efeito sem causa. Assim, em todo o mundo, estaríamos testemunhando mil milhões de efeitos sem causa todos os dias: chaves perdidas simplesmente apareceriam na tua mão, carros estacionados desaparecendo diante dos teus olhos para te dar um espaço livre para o teu carro, um autocarro que não se move apesar do motorista tentar que ele se mexa, para te dar tempo para entrares a bordo, a chuva que pára subitamente para não te molhares, todas as doenças a desaparecerem instantaneamente... 

Iríamos achar tudo isso extremamente inquietante porque esperamos que os efeitos tenham sempre uma causa. E esperamos isso tão seguramente como esperamos que um objeto pesado largado no ar, caia. E esperamos isso porque nós sempre vemos efeitos causados. 

Mas nunca vemos efeitos sem causa, porque eles não acontecem. Desculpem a decepção.


Traduzido e adaptado de Bill Flavell

Sem comentários:

Enviar um comentário