quarta-feira, 6 de setembro de 2017

As crianças dos ateus



Não insisto para que os meus filhos acreditem no que eu acredito. Nunca os puniria ou os ameaçaria se não o fizessem.

Eu não os enviaria para uma escola escolhida especialmente para reiterar as minhas crenças e isolá-las de outras crenças. E nunca lhes digo que devem ter fé para acreditar em algo.

Eu nunca expulsaria o meu filho da minha casa ou recusaria a apoiar na sua educação apenas porque eles não acreditam no que eu acredito.

Gostaria que meus filhos aprendessem a raciocinar, como avaliar as reivindicações que as pessoas fazem e como encontrar e usar as informações. Gostaria que valorizassem a verdade acima da ortodoxia, da cultura e das modas. Gostaria que eles fossem céticos e curiosos.

Então, eu encorajo essas coisas e eles poderão seguir a vida assim, ou não. Mas eles não precisam de ser meus clones.

Deixe-os ser, liberte-os.

Se fores um pai cristão ou muçulmano, será que és como eu? 


Traduzido e adaptado de Bill Flavell

1 comentário:

  1. "...ensina teu filho no caminho que deve andar..." ...certamente esse nível de liberdade não se aplica a seres acorrentados a dogmas!

    Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar