domingo, 10 de novembro de 2019

Como a omnisciência mostra que deus foi inventado por homens



Se tu acreditas que Deus é omnisciente, ou seja, que ele sabe tudo do passado, presente e futuro, não acho que tenhas pensado bem sobre isso.

Um deus omnisciente não pode decidir o que fazer. Ele sempre sabe o que fará e é impotente para fazer qualquer outra coisa. Ele nem sequer PENSA em fazer outra coisa, ele conhece todos os pensamentos que jamais terá e não consegue pensar em mais nada.

Se tu pedires a um deus omnisciente para que te ajude, ele tem o poder, mas ele não pode DECIDIR ajudar-te, ele apenas sabe se o fará ou não. De fato, esse deus nada pode decidir.

Esse deus pode ter um grande poder, mas ele não tem controle sobre como ele usa seu poder. Ele é como um computador percorrendo o programa escrito por um programador. Deus DEVE fazer o que ele sabe que fará. Ele nunca pode mudar de ideia. Se Deus mudar de ideia uma única vez, ele não é mais omnisciente. Pior ainda, ele nunca foi.

Os crentes podem argumentar que tudo isso acontece porque Deus tem um plano. Ok, mas então há um problema com esse argumento também. Se Deus planeou seu plano, ele não pode ter sido omnisciente ANTES de planear seu plano. Então, quando os crentes dizem que Deus nunca muda, eles estão errados, ele nem sempre era omnisciente.

Omnisciência cria problemas insuperáveis ​​para os conceitos populares de Deus:

1. Se Deus é omnisciente, ele não pode tomar decisões hoje nem pode mudar de ideia.

2. Se Deus sempre foi omnisciente, ele não pode ter planeado seu próprio plano.

3. Deus não pode ter sido eterno no passado e sempre omnisciente, porque isso significaria que nenhum ser poderia existir antes de Deus para criar um Deus completo com omnisciência. Portanto, um deus sempre omnisciente não pode ter existido eternamente.

4. Um deus omnisciente precisa apenas seguir as instruções. Os crentes gostam de pensar que Deus é ultra-inteligente, mas um deus que segue as instruções não precisa de inteligência, pois o ser que criou o plano teria feito todo o trabalho pesado ao conceber as leis da lógica e da física e criar o plano para a vida. Deus só precisa fazer o que lhe foi dito. Um deus que não pode tomar decisões não precisa de inteligência, ele só precisa seguir as instruções já planeadas e não mudar nada. Para um deus assim, a inteligência seria uma ameaça para o seguir do plano, basta ser obediente, a característica ideal para um deus omnisciente.

Portanto, se realmente queres um deus imutável e omnisciente, és forçado a aceitar um deus impotente que não pode tomar uma única decisão, que não criou o seu próprio plano, que não é eterno, que foi criado por outro ser e o mais provável é que seja mais estúpido que inteligente.

De onde, então, surgiu essa ideia da omnisciência? Há apenas uma resposta sensata, foi inventada pelos homens. Logo depois que eles inventaram Deus.


Texto de Bill Flavell

Sem comentários:

Enviar um comentário