sábado, 18 de fevereiro de 2017

Por que é que tu acreditas em deus?



Tu és um crente, eu não sou. Vamos concentrar-nos um pouco para uma reflexão honesta.

Tu sabes que o teu deus é o deus com que cresceste a acreditar. Tu sabes que os povos acreditam igualmente e fortemente noutros deuses e noutras religiões. Mas estás convencido que tens razão pois a tua crença parece funcionar. Às vezes as tuas orações são respondidas e às vezes sentes-te perto de deus, tu até podes sentir deus falando contigo e sentires-te incrível.

Tu achas que deve haver um deus, pois de que outra forma tudo pode ser explicado, seja o universo, a vida, as leis da natureza? Então, com deus tudo faz sentido. Tu vês que com deus tudo se explica. É perfeito.

Mas há outras coisas que tu sabes que tu nem sempre pensas...

Tu sabes que outros deuses e outras religiões também funcionam. Os crentes desses deuses acham que as suas orações também são respondidas e também se sentem perto dos seus deuses e se sentem felizes. O que tu ignoras é o que isso significa. 

A menos que tu aceites que há um monte de deuses, sabes que no fundo que os outros deuses apesar de serem inexistentes, podem aparecer para responder a orações e fazer com que outros crentes se sintam incrivelmente bem. Mas tu sabes que isso significa que os humanos são capazes de criar esses sentimentos nos seus próprios cérebros.

Além disso, se o teu deus pode explicar o universo, a vida e tudo mais, então também poderiam os outros deuses explicar à sua maneira. E tu sabes, tu realmente sabes, que coisas inexplicáveis ​​PODEM vir a ter explicações perfeitamente naturais que estão apenas esperando para serem descobertas, assim como descobrimos as causas dos terremotos e raios.

Tu sabes que os seres humanos adoraram deuses por milhares de anos, e foram muitos, muitos deuses diferentes. Então sabes que muitos deuses foram INVENTADOS por seres humanos. A pergunta que tu deves fazer a ti mesmo é esta: 

É possível que TODOS os deuses foram inventados pelos humanos? 

Tu sabes a resposta a esta pergunta também. E a resposta é: SIM.

Isso não significa necessariamente que não existem deuses alguns. Mas significa que as razões pelas quais tu acreditas que o teu deus é real, não são razões válidas. São apenas desculpas para acreditares.

Será que realmente faz sentido ter crenças fortes quando tudo o que tu tens são desculpas?



Traduzido e adaptado de Bill Flavell




Sem comentários:

Enviar um comentário