sábado, 25 de fevereiro de 2017

Quatro argumentos contra a existência da alma



1 – A existência de uma alma imaterial cria o problema de explicar como algo imaterial pode interagir com algo material. Se a Alma interage com a matéria é material também. Isso porque tudo o que interage pode ser alterado ou destruído.

2 – O princípio da conservação da energia teria de ser “burlado” nessas interações. Uma ação material gera energia, mas se algo material age sobre algo imaterial, a energia tem de simplesmente desaparecer. Se algo imaterial age sobre algo material, uma porção de energia tem de surgir do nada!

3 – A existência de uma Alma é incompatível com a Teoria da Evolução. Primeiro que não há como explicar como e porque surgiu a Alma humana a partir de um dado ponto da evolução dos primatas e não há uma explicação para a enorme evolução física do cérebro se as características humanas mais decisivas são imateriais.

4 – Não há nenhuma forma de se comprovar a existência da Alma de forma independente de nossas especulações. Ou seja, não é uma hipótese demonstrável e nem “falseável”.


Autor: 
Lauro Augusto Monteclaro César Jr

Sem comentários:

Enviar um comentário