domingo, 26 de fevereiro de 2017

Quais são as hipóteses?



Pouco mais de metade dos seres humanos na Terra acreditam no Deus abraâmico, cerca de 3,7 mil milhões de pessoas. Estas pessoas acreditam que o seu Deus é real e muitos deles fazem o seu melhor para ganhar os seus favores. Eles acreditam que isso é importante porque a sua VIDA ETERNA irá depender de como Deus os julgará.

Esses crentes pertencem às três religiões abraâmicas principais, são Judeus, cristãos e muçulmanos, cada um com crenças muito diferentes (os judeus são menos de 0,4% do total, por isso vou ignorá-los por agora).

Imaginemos que Deus existe, e vamos começar assumindo que os cristãos têm razão, que Deus enviou o seu filho para ser sacrificado pelos nossos pecados e temos que aceitar Jesus como o Senhor para ser salvo.

Neste caso, não há nada que Deus possa fazer para ajudar aqueles 1,6 mil milhões de muçulmanos que não aceitam Jesus como o seu Senhor. Essas pessoas nem sequer aceitam que Jesus era o filho de Deus. Claro, isso significa que eles vão passar a eternidade no inferno.

Se assumirmos que os muçulmanos estão certos, as pessoas precisarão seguir os ensinamentos do Alcorão para evitar passarem a eternidade no inferno. Assim, todos os cristãos serão devidamente condenados.

Na verdade, é muito pior do que isso. Existem duas denominações principais no Islão e várias outras menores com diferenças teológicas que levaram a disputas e ao derramamento de sangue durante séculos. Não é de todo claro que o Céu estará disponível para aqueles que escolheram a denominação errada, não importa quão bons sejam como muçulmanos.

É ainda pior para os cristãos. Existem milhares de denominações cristãs e muitas delas diferem exatamente de como alguém se qualifica para o Céu. No cenário mais optimista, apenas uma pequena proporção de cristãos chegará ao céu.

Mesmo se tiveres a sorte de ter escolhido a denominação correta, tu ainda serás julgado na tua fé (e, talvez, obras) e muitos acabarão sendo condenados. No entanto, se calculares os números, apenas uma pequena proporção de pessoas irão viajar para o Céu, mas o resto irá sofrer para sempre.

E, é claro, é possível que Abraão tenha inventado tudo isso e o seu Deus é apenas uma personagem fictícia. Se é, como tu podes ter a certeza que não há outro Deus com o seu próprio inferno terrível esperando por todos os cristãos, muçulmanos e judeus?

O verdadeiro problema é que não há absolutamente nenhuma maneira de descobrir qual religião e denominação e comportamento que te irá levar para o Céu. É uma lotaria. Tuas chances de ganhar são certamente menos de 10% ou, mais provavelmente, uma fração bem mais pequena que isso.

Então, eu pergunto-me como é que os crentes podem ser tão confiantes de que sua eternidade é assegurada quando as probabilidades são tão horrivelmente baixas?
Expliquem-me.


Traduzido e adaptado de Bill Flavell


Sem comentários:

Enviar um comentário