segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Heresias e vítimas hereges



Para que haja lugar a uma heresia, deve haver um sistema autoritário de dogmas, ou seja, que concorde com as leis que a igreja considere verdadeiras.
O primeiro uso conhecido do conceito de heresia num contexto legal aconteceu no ano de 380 EC, no chamado Édito de Tessalónica, imposto pelo imperador romano Teodósio a 27 de Fevereiro de 380.


Cerca de 5 anos após a oficialização do lado criminoso da heresia pelo imperador, foi executado o primeiro herege cristão, um bispo hispânico de nome Prisciliano (340 - 385), fundador do priscilianismo. O réu foi executado por oficiais romanos.
Priscilianismo não era mais que uma doutrina que incentivava a igreja a largar a opulência e a riqueza, condenava a escravidão, dava importância e liberdade às mulheres, e até abria as portas dos templos para elas assumirem papéis activos.


O último herege executado por força duma sentença católica, foi Cayetano Ripoll (1778 - 1826), professor espanhol enforcado depois de ter sido acusado de não acreditar nos dogmas católicos.
Foi a última vítima da Inquisição espanhola.





Fonte: Os Arquivos Secretos do Vaticano, de Sérgio Pereira Couto

1 comentário:

  1. Um bom retrato da criminosa igreja católica que todos os dias é um nojo social, politico e económico, ao ponto de roubar os pobres para se locupletar com o dinheiro dos outros como fez a Caritas com o dinheiro que deveria servir para distribuir pelos pobres de Lisboa....verdadeiros escroques! Tartufos!

    ResponderEliminar