segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Qual a melhor evidência de Jesus?



Não pretendo ter lido as obras de todos os estudiosos bíblicos, longe disso. Mas, daqueles que eu li, a evidência mais conhecida e popular de que Jesus realmente existiu é que a grande maioria dos estudiosos bíblicos concorda que... ele existiu!

Tecnicamente, isso pode não ser uma falácia conhecida por argumentum ad populum (acredita-se porque muitas pessoas acreditam), mas também não é uma evidência. No entanto, devemos esperar encontrar em algum lugar nas obras desses homens e mulheres eruditos, a verdadeira evidência de que todos eles dependem. Eu procurei, mas não consigo encontrá-la.

Esses estudiosos podem explicar que 500 testemunhas viram Jesus depois que ele ressuscitou, só que não temos as 500 declarações das testemunhas, nós temos apenas uma. Na verdade, nem sequer temos uma. Paulo ao escrever o primeiro de Coríntios, 20 anos depois, fez essa afirmação, mas Paulo nunca afirmou ter estado com Jesus (exceto numa visão) e não diz que testemunhou a execução ou os eventos da ressurreição.

E as coisas não melhoram. Outras evidências apenas incluem poucas referências a cristãos mas escritas décadas depois por pessoas que não podem ter assistido a nenhum dos eventos. Tal como um punhado de suposições, como por exemplo, o ter de ser verdade porque os apóstolos sofreram mais tarde pelas suas crenças ou que nenhum contador de histórias na época teria dito que MULHERES tinham descoberto o túmulo vazio!

Então, recorremos aos relatos bíblicos sobre Jesus. Temos que ser céticos sobre esses escritos porque, eles não foram escritos por testemunhas oculares, eles foram escritos décadas após os eventos, e os quatro Evangelhos contêm graves inconsistências e desenham imagens significativamente diferentes do que Jesus era.

Por último, mas não menos importante, devemos lembrar que a bíblia foi escrita por crentes para promover a sua própria religião. Honestamente, levar os Evangelhos como verdades é como acreditar que Xenu, o ditador intergaláctico, existe porque L. Ron Hubbard disse que era verdade.

Talvez a pergunta não seja "qual a melhor evidência para Jesus?", mas seja "existe alguma evidência de Jesus?".


Traduzido e adaptado de Bill Flavell


Sem comentários:

Enviar um comentário