domingo, 8 de outubro de 2017

Será Yahweh e El o mesmo deus OU deuses diferentes?



Primeiro, o nome de Israel não é um nome yahwista. El é o nome da divindade invocada no nome de Israel, que se traduz por: "Pode perseverar". Isso sugere que El foi visto como o deus principal nos anos da formação das práticas religiosas de Israel. De fato, a história etiológica que explica a origem do nome de Israel ocorre em Génesis 35: 9-15, onde Jacob obtém esse nome através da bênção de El Shaddai, que é "El da Montanha".

Em segundo lugar, existem numerosos paralelos e semelhanças entre as descrições e a terminologia cultural utilizada para El nos textos cananeus e aqueles usados ​​para Yahweh nas fontes bíblicas. Em algum momento, é verificado que o culto a Yahweh deve ter absorvido o culto de El, através do qual o Yahweh assimilou as imagens e os epítetos usados ​​por El.

Finalmente, há uma forte confirmação dessa assimilação no registo bíblico em si. Nas tradições literárias mais antigas do Pentateuco, é El que regularmente aparece e não Yahweh, ou Yahweh como El! As narrativas patriarcais identificam El como a divindade a quem muitos dos primeiros santuários patriarcais e altares foram construídos. Por exemplo, somos informados em Génesis 33:20 que Jacó constrói um altar no antigo centro culto do norte, Siquém, e o dedica a "El, deus de Israel" ('el' elohe yišra'el). Não há ambiguidade no hebraico aqui: "ele deve ser traduzido como um nome próprio, El. 
A tradição textual a partir da qual este texto deriva, a Elohista, lembra, em última instância, um momento em que El era o Deus patrão de Israel.


Artigo completo em CONTRADICTIONS IN THE BIBLE, de Steven DiMattei

Sem comentários:

Enviar um comentário