sábado, 10 de setembro de 2016

Afinal o que é o Ateísmo?




Cansa ouvir ou ler as barbaridades e a ignorância, que os crentes têm sobre o ateísmo e o próprio significado desse vocábulo. 

O que é ou o que tem o ateísmo? 

Ateísmo tem igrejas? NÃO! Não existem igrejas ateístas. Não tem local algum de culto ao ateísmo. 
Ateísmo tem dogmas que os ateus devem seguir? NÃO! Não há dogmas alguns nem sequer regras. Nada! 
Ateísmo é alguma ciência filosófica? NÃO! 
Ateísmo tem cargos e representantes directivos, estruturas de funcionamento e gestão? NÃO! Ateísmo não é uma empresa, sociedade, clube ou associação. Nada disso! 
Ateísmo é um partido político? NÃO! Para ser um partido político teria de ter como condição para a filiação, a isenção de crença em divindades. Mas nesse caso, seria um partido laico e não ateísta! 
Ateísmo financia, produz ou constrói alguma coisa? NÃO! Ateísmo não é banco nem instituição financeira, nem fábrica ou construtora do que quer que seja. Nada disso! 

O ateísmo não tem posição nem diz o que é o bem e o que é o mal, ou o que é certo ou o que é errado. Não traz nenhuma espécie de valor, e assim, também não se pode atribuir qualquer tipo de culpa ou responsabilidade. 

Ateísmo é uma crença? Ausência do vício de fumar é também um vício? Não praticar desporto algum é uma modalidade desportiva? Não ter doenças algumas e ser saudável é ser doente? Não jogar xadrez ou não fazer palavras cruzadas é um passatempo? A tv desligada é um canal de televisão? Abstinência é uma posição sexual? 
Teísmo é a CRENÇA na existência de deus(es). Qual é o critério de validação dessa crença? FÉ. Asserção de conhecimento sem evidência. 
Ateísmo é simplesmente uma posição relativamente ao teísmo. É precisamente a ausência da CRENÇA na existência de deus(es). Qual é o critério de ausência dessa crença? Falta de evidência para a sua existência. 

Será que pode ser um “ismo”? NÃO! Para ser um “ismo” teria de ter uma linha de pensamento. Só que os ateus não pensam da mesma forma entre eles, apenas tem em comum a DESCRENÇA nos deuses apresentados pelos teístas. Ser ateu é uma linha de pensamento tanto quanto “não jogar futebol” é um “esquema táctico”. 

Então o que é o ateísmo? Na verdade não é nada, não existe. Quanto muito não seria mais que uma simples postura racional e lógica perante a ausência de evidências de deus(es). Uma comodidade gramatical para definir um conjunto de indivíduos que apenas tem UMA COISA em comum: A descrença na existência de deus ou deuses. 

Ora se a única coisa em comum é esse item, o que existe são apenas ATEUS e não ATEÍSTAS. 
E por isso devemos ser classificados de “ateus”!

Sem comentários:

Enviar um comentário