domingo, 4 de setembro de 2016

Bíblia é a palavra de deus?



A bíblia só é a palavra de deus porque quem a lê (e quem a montou) assim o decidiu definir. 
A maioria dos crentes não sabe quando, como, porquê e por quem a bíblia foi compilada. A bíblia começou a ser compilada a pedido do Imperador Constantino, que pediu aos seus sacerdotes que redigissem um texto que permitisse unificar as religiões que estavam totalmente dispersas e cada uma puxava para o seu lado. 
Então, em concílio, os sacerdotes compilaram uma quantidade de textos provenientes de mitologias de criação e outras que tais, com origens muito dispersas e antigas (grande parte delas provenientes da Idade do Bronze e do Ferro) e deram-lhes um tratamento "cristão" porque fora essa a religião a que Constantino se havia convertido (mas só se converteu totalmente já no seu leito de morte). 
Quanto ao novo testamento, a vida do Cristo é descrita por vários evangelistas mas nenhum (nem um único!) presenciou seja o que for pessoalmente. O carácter do Cristo vai-se divinificando, de evangelho para evangelho, sendo que no primeiro (Evangelho de Marcos) Jesus é descrito pelo que ele realmente era: um homem, com características totalmente humanas (irrita-se, zanga-se, tem mudanças de humor, etc). Pelo último evangelho (João) já Jesus é quase totalmente divino. 
Porquê? Porque cada vez que se conta uma história, embeleza-se. Principalmente tratando-se de cópias umas das outras. E, também, pelo facto de se ter decidido divinizar aquele judeu que muitos acreditaram tratar-se do Messias (meshiach em aramáico, que em grego se diz Xhristos, daí o título de Cristo). 
Portanto, a Jesus foram atribuindo características de outros "deuses" anteriores:
  • Mythra: 1200 a.C; 
  • Horus: 3000 a.C; 
  • Atis: 1200 a.C.; 
  • Dionísio: 500 a.C. 
 Muitos deles nasceram a 25 de Dezembro, alguns de uma mãe virgem, todos fizeram milagres, tiveram seguidores (alguns deles tiveram 12 seguidores), morreram e ressuscitaram, alguns deles ao terceiro dia. 
Alguns destes "deuses" também andaram sobre as águas, transformaram água em vinho, curaram doentes, etc. 
Para além de tudo isso, a bíblia passou por inúmeras revisões ao longo de 1600 anos, com os textos a serem adaptados e adulterados (sim, existem provas de que tal aconteceu!).

Portanto, a bíblia é aquilo que quem a escreveu quis que ela quisesse. Nada tem de divino. 

E a bíblia actual? 
As várias (sim, há várias) bíblias actuais são baseadas na bíblia encomendada pelo rei James. A versão do Rei James do Novo Testamento foi completada em 1611. 
No entanto, não existiam (e continuam sem existir) textos originais para traduzir. Os manuscritos mais antigos foram escritos centenas de anos após a morte do último apóstolo. 
Existem mais de 8000 desses manuscritos, sendo todos diferentes e contraditórios entre si. 

Portanto, as bíblias que actualmente temos baseiam-se numa versão totalmente composta e editada no século XVII, a partir de traduções do século XVI, de 8000 cópias contraditórias de manuscritos do século IV que alegam ser cópias dos textos perdidos no século I. 
Por fim, a bíblia contém: 416 contradições internas, 428 pontos desmentidos pela ciência, 2186 afirmações absurdas, 1315 passagens onde deus é cruel e violento e 1542 passagem onde deus é injusto. 
Não me parece que seja algo divino. Para ser algo de inspiração divina, não teria sido tão editada, composta, adulterada e não estaria tão pejada de contradições, com erros crassos, imoralidades, incitações à violência, etc.

Por Rui Batista

Sem comentários:

Enviar um comentário