domingo, 18 de setembro de 2016

Alguém me explique pois eu não consigo entender!




Há cerca de três mil anos, uma tribo de pastores de cabras nómadas escreveu sobre a sua versão de deus (assim como outras tribos, comunidades e civilizações já o tinham feito antes deles). 

Como muitas outras sociedades dessa época, esta tribo praticava o sacrifício de animais para apaziguar o seu deus. E eles reivindicaram que o seu deus era o autor do seu sistema draconiano de jurisprudência, o tal que teria um homem morto por trabalhar num dia santo, ou uma mulher morta só por ser suspeita de que ela não era virgem no dia de seu casamento, ou um filho ser morto por ter desobedecido aos seus pais. 

Além disso, em comum com outros povos, eles capturavam, mantinham e negociavam escravos. Eles rotineiramente travavam guerras contra outras tribos para ganhar mais territórios, mulheres e escravos. Eles agradeciam ao seu deus quando venciam batalhas e assumiam que o seu deus os punia quando eles perdiam. 
Nada especial, eram apenas mais uma pequena tribo com o seu pequeno deus local. 

Avança-se com o relógio três mil anos e vemos um homem em silêncio contemplando a vida, o universo e tudo mais. Ele se questiona: como é que tudo isso aconteceu? 
Então, num lampejo de inspiração, encontra a resposta. É claro que ela é tão óbvia: que o deus daqueles pastores de cabras nómadas sobre o qual escreviam, deve ter feito tudo isso! 

PQP, não entendo!! 

Qual é a ligação? Como é que é essa ideia dum simples deus da Idade do Ferro passa a ser a resposta às perguntas existenciais mais difíceis que os humanos já se questionaram? Na verdade, esse homem nunca encontrou a resposta. Mas ele tem na sua memória subliminar a voz da sua mãe sussurrando ao seu ouvido quando ele era uma criança pequena: "Deus fez tudo, e ele te ama", era tudo que ela dizia.

Traduzido e adaptado de Bill Flavell

2 comentários:

  1. Não precisa entender, pois a estória é sempre a mesma: Ninguém viu nada, mas se alguém falou acredita-se. E o mais esperto joga a isca, e o idiota morde. Religião é simplesmente isso, cria-se o mito e o preguiçoso espera pelo milagre.

    ResponderEliminar