sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Quando o teu deus é real...



Se o teu deus existe e tua religião é verdadeira, isso dar-te-á a obrigação de tentares convencer os outros que não compartilham das tuas crenças? 

Se tu vês uma criança a debater-se numa lagoa funda, tu certamente te sentes obrigado a fazer um esforço para lhe salvar a vida, mas quanto maior será essa tua obrigação moral se tu veres uma multidão de pessoas que estão a caminho duma eternidade de agonia inimaginável? Poderia haver algo que seja mais importante do que ir salvá-los? 

Então por que é todas as pessoas que são religiosas não dedicam as suas vidas para salvar aqueles que adoram deuses falsos ou que não adoram nenhum deus? Por que é que muitas pessoas religiosas encolhem os ombros e dizem que as pessoas têm direito às suas próprias crenças? Será que são assim realmente tão egoístas e perversas? 

Isto é difícil de entender. Talvez seja porque tu sentes que é muito difícil convencer os outros de que as suas crenças estão erradas e as tuas são verdadeiras. Mas se as tuas crenças são verdadeiras e tu sabes que elas são verdadeiras, deve ser possível passar todo esse conhecimento para os outros. Afinal, se tu não podes fazer isso, como podes ter a certeza que as tuas crenças SÃO MESMO verdadeiras? 

Eu não sei por que é que as pessoas religiosas são tão egoístas. Talvez elas nos venham a dizer. Mas eu tenho algumas suspeitas. Eu suspeito que elas não fazem isso porque elas não têm a certeza que as suas próprias crenças serem verdadeiras - elas simplesmente as acham agradáveis e esperam que elas sejam verdadeiras. Elas apenas têm fé.

E como é que tu esperas convenceres os outros, se tudo o que tu tens é fé?

Traduzido de Bill Flavell

Sem comentários:

Enviar um comentário