quarta-feira, 1 de março de 2017

Quando uma pequena dose não é suficiente...



Lembro-me de ler, talvez uns 30 anos atrás, sobre um homem que foi encontrado morto na sua casa. Vamos chamá-lo de Sr. X. Ele era um homem dos seus quarenta anos e foi encontrado nu na sua cama, deitado. Não havia sinais de violência, mas o seu corpo era duma cor laranja bem desagradável.

O post mortem revelou que o homem havia morrido de insuficiência hepática. O Sr. X tinha poucos amigos e apenas alguns parentes vivos distantes. Os repórteres conversaram com os vizinhos e reconstituíram as circunstâncias de sua morte.

Parecia que o Sr. X era um entusiasta dos alimentos saudáveis ​​e ele tinha lido que as cenouras eram o alimento perfeito para a saúde por causa das suas altas concentrações de vitaminas e minerais, juntamente com fibras e carboidratos baixos. Dois anos antes, ele queixava-se de se sentir apático, algo como falta de energia e motivação. Foi então que ele decidiu usar o sumo de cenoura para aumentar os seus níveis de energia.

Ele investiu numa máquina de sumos e fez seu próprio sumo de cenoura. Depois de algumas semanas, ele sentiu que não estava a melhorar, então aumentou o consumo de meio litro de sumo por dia para um litro. Ele continuou a aumentar o seu consumo até que, de acordo com um vizinho, a sua dieta consistia em cerca de três litros de cenoura diariamente, e quase nada mais.

Seu plano era encontrar a dose certa de sumo para combater a sua fadiga, mas o resultado foi que ele encontrou a dose certa para desencadear a hipervitaminose com a consequente insuficiência hepática e posterior morte.

Conto esta história porque me faz lembrar de alguns países que conheço. A diferença é que o Sr. X teve uma overdose de vitamina A, mas esses países que conheço têm overdoses de religião. O caso do Sr. X ilustra perfeitamente que se tu escolheres a cura errada para os teus problemas (ele estava quase certo de sofrer de depressão leve), tu não vais ficar melhor e ainda podes piorar.

Se a religião não ajuda em pequenas doses, não esperes que ela ajude em grandes doses.




Traduzido e adaptado de Bill Flavell


Sem comentários:

Enviar um comentário