sexta-feira, 7 de julho de 2017

Debatendo com crentes: como é realmente...




Argumentar com alguns crentes pode ser muito frustrante. Honestamente, não é porque eles tenham argumentos que não são susceptíveis de serem respondidos, nem é porque eles apresentam constantemente novos argumentos que desafiam o nosso intelecto.

Pelo contrário, todos os argumentos para a existência de Deus que já ouvi dizer. são tão bons como o melhor queijo suíço mas não ouvi um novo argumento nos últimos 40 anos.

Para ajudar os crentes a entender o que sentimos ao argumentar com um crente, criei uma analogia: Imagine que estás numa loja local e o comerciante dá-te o troco errado. Tu apontas o erro mas ele nega-o e insiste que o troco está correto.

É tão claro como a luz do dia que ele cometeu um erro. Então, tu explicas o erro passo a passo: 
- "Eu dei-lhe uma nota de €10,00, as minhas compras chegaram aos €8,50, então eu preciso de um troco de €1,50."
- "Não, senhor", responde ele, "€10 menos €8.50 são €1.20".

Por um momento, tu duvidas de ti mesmo e refazes as contas na tua mente. E dás uma risada embaraçada: 
- "€10 menos €8.50 são €1,50". 
- "Não, não é".

O que fazes em seguida? Há um limite para o número de vezes que tu podes repetir essa lógica. Tu podes tentar colocá-lo de maneira diferente, podes fazer as medidas explícitas que tu podes ter implícitas, podes até fazer desenhos, mas, eventualmente, tu chegas ao impasse e à frustração.

Existem diferentes maneiras pelas quais tu podes proceder daqui. Eu normalmente afasto-me e resolvo não voltar a debater com essa pessoa novamente. Alguns ateus perdem a calma ou recorrem a insultos. Isso é lamentável e eu gostaria que não o fizessem.

Mas tu podes refletir sobre o que tu farias se a situação do comerciante realmente acontecesse. Oh rapaz, seria muito difícil ficar calmo e educado...

Eu pergunto-me quantas pessoas conseguiriam gerir isso?


Traduzido e adaptado de Bill Flavell

Sem comentários:

Enviar um comentário