quinta-feira, 27 de julho de 2017

Todos nós usamos a FÉ?




Se tu és ateu e costumas falar com os crentes, provavelmente irás encontrar alguns que argumentam que todos nós usamos a fé. Eles vão insistir que tu acreditas em coisas pela fé, assim como eles. Eles dirão algo como: "Tu usas a fé todas as vez que tu te sentares numa cadeira sem a testar primeiro".

Quando eu me sento numa cadeira, eu NÃO uso fé para acreditar que ela não vai se partir toda. Eu já me sentei em centenas de cadeiras e todas elas suportaram o meu peso, então eu tenho motivos para esperar que a cadeira que estou prestes a me sentar, não vá se partir. Além disso, toda vez que me sento numa cadeira, sei que existe uma pequena possibilidade de que ela POSSA se desmoronar. Na verdade, eu NÃO ACREDITO que ela aguente comigo, eu ESPERO que ela aguente comigo..

Isto não é como os fiéis usam a fé. Eles não podem dizer que se comunicam com centenas de deuses e em todas as vezes o seu Deus provou que existia!

Além disso, a maioria dos crentes tem a CERTEZA que o seu Deus existe. Quando eles "falam" com seu deus, eles não admitem que haja a hipótese de estarem falando consigo mesmo! Eles têm a certeza apesar de NÃO terem provas de que o seu deus existe realmente. Tudo o que eles têm é fé. Então, os crentes estão mantendo uma crença BASEADA NA FÉ, mas eu NÃO ESTOU.

Para revelar o absurdo total disso, imagine que todas as cadeiras que você já sentou caíram. Muito em breve você esperaria que as cadeiras se colapsassem. Mas o crente não encontra nenhuma evidência para todo deus que ele tenta, mas ainda acredita que Deus existe!

Então, por que razão os crentes estão tão interessados ​​em tentar demonstrar que os ateus também usam a fé? Eu suspeito que é porque, no fundo, eles sabem que acreditar em coisas sem evidências é estúpido, mas eles não se vão sentir tão mal assim se todos também usarem a fé.

É como dizer: "Eu sei que sou estúpido, mas você também é!"

Só que não sou.

Ps.: Existe uma variação comum deste argumento:  é a afirmação de que o ateísmo é uma religião. Eles dizem que as religiões são estúpidas, mas como o ateísmo é também uma religião, então é estúpido também....  
Duh!!! Este sub-argumento é um atestado de estupidez a quem o profere....


Traduzido e adaptado de Bill Flavell

Sem comentários:

Enviar um comentário