Anu era o maior deus entre eles todos, o pai dos deuses que estava lá em cima no céu, o chamado pelos Sumérios de mundo superior, e a quem todos os outros deuses respondiam.
Aqui na terra viviam os deuses que os Sumérios chamavam de Anunnakis. Anunnakis era um título que significava: "os que vieram do céu".
Os mais importantes deuses Anunnakis eram Elil e Enki , filhos de Anu. Cada um tinha a sua cidade, Elil morava em Edin e Enki em Eridú (possivelmente foi daqui que os hebreus foram inventar o jardim do Éden).
Enki criou os homens à sua imagem para servir os deuses mas Elil era contra. Enki sempre protegeu e teve carinho pelos humanos, inclusivé Enki chegou a ter filhos com humanas. Elil sempre tentou que a humanidade tivesse um fim.
Foi Enki que salvou a humanidade, em segredo, do dilúvio, quando Elil decretou o fim dos homens.
Os outros Anunnakis eram deuses menores, um ensinou os homens a pastar, outro a agricultura, outro a trabalhar o ferro e por aí adiante.
Para os Sumérios os deuses viviam entre os homens.
Yahweh (Jeová) era o deus que ensinou a guerra aos homens, o que faz sentido visto que os hebreus eram de origem canaanenses e eram pastores nómadas, andavam por onde havia pasto para o gado, tinham de enfrentar outras tribos, defender-se de assaltos e por vezes tinham que lutar pelos pastos e pela água.
Faz sentido os Hebreus com uma vida como esta, terem um deus de guerra e não um deus de paz.
Sem comentários:
Enviar um comentário