"Ateus, por que não guardam a vossa descrença só para vocês??"
Estive numa pequena vila açoreana em viagem e percebi que havia festa religiosa nesse dia: igreja engalanada, barraquinhas espalhadas pelas ruas adjacentes à igreja, enfeites pelas ruas, bandeirinhas, coisas típicas das terrinhas portuguesas em festa.
Mas o que me surpreendeu foi a difusão da missa para toda a vila através dos altifalantes.
Toda a vila, tinha que levar com aquela ladainha sem sentido, proferida por um fulano que usa vestido.
Toda a vila!
"Ateus, por que não guardam a vossa descrença só para vocês??"
Quem quiser assistir à missa, simplesmente vai até à igreja e atinge o seu objetivo. Se não puder deslocar-se, ligue o rádio e sintonize a Rádio Renascença e pode ouvir a missa várias vezes aos dia.
É um direito que tem, o direito de ter a sua missa.
Levar a missa até essas pessoas através da difusão da mesma em altifalantes por toda a vila, é um abuso da igreja.
"Ateus, por que não guardam a vossa descrença só para vocês??"
Por que é que um muçulmano, um budista ou um outro crente de qualquer doutra religião, tem que levar com aquela ladainha na rua e até dentro de sua própria casa? Por acaso também fazem a difusão doutros rituais doutras crenças? Ou também é difundido pela vila alguma palestra sobre a descrença em deuses, sobre o ateísmo?
Não! Apenas é difundido aquele ritual católico.
Para toda a vila sem excepção. Sejam crentes daquela religião, crentes doutra ou simplesmente descrentes.
"Ateus, por que não guardam a vossa descrença só para vocês??"
Devido a abusos como este é que os ateus não devem guardar a sua descrença só para si. Porque os crentes também não guardam a sua crença só para si!
Pior, tentam impor a sua crença aos outros.
Por situações como esta e semelhantes, é que os ateus devem mostrar a sua indignação, mostrar o seu ponto de vista, exigir e lutar pelo respeito merecido.
"Ateus, por que não guardam a vossa descrença só para vocês??"
Quando vocês, crentes, guardarem a vossa crença estúpida apenas e só para vocês, aí então poderemos guardar a descrença para nós.
"A religião é baseada... principalmente no medo... medo do misterioso, medo da derrota, o medo da morte. Medo é o pai de crueldade, e, portanto, não é de admirar se a crueldade e a religião tenham andado de mãos dadas. Minha própria visão sobre a religião é a de Lucrécio. Considero uma doença nascida do medo e como fonte de uma miséria incalculável para a raça humana”. (Bertrand Russell).
ResponderEliminar“A Bíblia contradiz a moral, contradiz a razão, contradiz a si mesma inúmeras vezes; mas ela é a palavra de Deus, a eterna verdade e “a verdade não pode se contradizer”. Como então o crente na revelação sai desta contradição entre a ideia da revelação como uma verdade divina, harmônica e a suposta revelação real? Somente através de auto-tapeações, somente através dos argumentos mais tolos e falsos, somente através dos piores e mais mentirosos sofismas” (FEUERBACH, 1988, p. 253-254)
“Quando sei de pessoas que se curvam nas igrejas confessando-se miseráveis pecadoras, e tudo o mais, tenho isso como desprezível, incompatível com o respeito que devemos a nós próprios”. (Bertrand Russell).
“Religiões são todas iguais – fundadas sobre fábulas e mitologias”. (Thomas Jefferson).
“Muita gente prefere morrer a pensar”. (Bertrand Russell).
Quantos humanos já não foram massacrados em nome da catequese? Quantos silvícolas aqui na América latrina ( sem revisão, pf) não foram exterminados quando não admitiam a catequese.Aqui no meu bairro (Grajaú-RJ) tem um filho de uma puta de um padre que toca uma gravação de sinos, de músicas horrendas, 6 x ao dia. Já escrevi para o jornal local e nada consigo. Todas as horas da programação, todos os dias a mesma coisa. Esse filho da puta foi parido numa zona de baixo meretrício.
ResponderEliminar