sábado, 3 de dezembro de 2016

Um deus ou muitos?



Alguns teístas pensam que a existência do universo é uma sólida razão para acreditar que um Deus criador existe*. Mas eles ficam presos no passo seguinte que é o mostrar que esse deus criador é exatamente o que eles adoram. Para contornar isso, os teístas dizem que há apenas um deus, mas diferentes culturas usam nomes diferentes para se referir a ele. Assim, Yahweh, Brahma, Odin e Tlaloc são efetivamente a mesma divindade de acordo com este argumento.

Uma breve investigação mostra que este argumento está errado. Quando olhamos apenas para esses quatro deuses, podemos encontrar diferenças tão grandes que inviabilizam a possibilidade de ser o mesmo deus. Por exemplo, alguns são corpóreos, "materiais" e um é imaterial. Os deuses que são "materiais" têm aparências bem diferentes. Alguns desses deuses fazem parte dum panteão de muitos deuses, e um é o único deus. Alguns têm esposas e outros não. Alguns nasceram e outros não.

Três desses deuses são deuses criadores, mas eles criaram o mundo de maneiras muito diferentes (e todos eles de formas erradas).

Há também grandes diferenças no que esses deuses exigiam dos homens. Por exemplo, apenas Tlaloc exigia o sacrifício de crianças para fazer cair a chuva das suas lágrimas. 
E eu apenas olhei para quatro deuses, mas há milhares para escolher: eles variam entre corpos celestiais a animais, a objetos inanimados, aos ventos, aos rios, às montanhas, aos seres humanos e a uma entidade imaterial, omnipresente.

Os cristãos nem precisam se dar ao trabalho de aprender sobre esses diferentes deuses, eles só precisam ler as suas próprias escrituras. O segundo mandamento diz: "Não terás outros deuses diante de mim". Por que Deus teria ordenado isso se todos os homens estivessem realmente adorando o único deus verdadeiro?

Aceito que os teístas acreditem genuinamente em alguns dos seus argumentos, mas este é tão obviamente errado que só posso vê-lo como desonesto.


*Não existe.


Traduzido e adaptado de Bill Flavell

Sem comentários:

Enviar um comentário