domingo, 6 de novembro de 2016

A origem do deus dos Hebreus



( EL -- YHVH ). Também conhecido por ADONAI

Yahweh e El: origem do deus de Israel e as suas relações com os deuses e deusas de Canaã. 
Yahweh, antes de se tornar o deus nacional de Israel e tendo atributos monoteístas do século 6 a.C., era uma parte do panteão cananeu no período antes do cativeiro babilónico. Evidências arqueológicas revelam que durante este tempo, os israelitas foram um grupo de tribos cananéias. Yahweh era visto como um deus da guerra, e igualado com El. 
Asherah, que foi muitas vezes visto como consorte de El, foi também descrita como uma consorte de Yahweh em numerosas inscrições. O nome Yahwi pode possivelmente ser encontrada em alguns nomes amoritas masculinos, já Yahu pode ser encontrado num nome de lugar (topónimo). 

El é uma palavra semita que significa "divindade". Na religião cananéia ou na religião levantina como um todo, El era o deus supremo, o pai da humanidade e de todas as criaturas, e era o marido da deusa Asherah como registado nos tabletes de argila de Ugarit. O substantivo 'el' foi encontrado na parte superior de uma lista de deuses como o "Ancião dos deuses" ou o "pai de todos os deuses", nas ruínas do arquivo real da civilização Ebla, no sítio arqueológico de Tell Mardikh, na Síria, e datado de 2300 a.C. 
O touro era simbólico para El e seu filho Baal-Hadad, e ambos usavam chifres de touro em seu cocar. Ele pode ter sido um deus do deserto, em algum momento, já que os mitos dizem que ele tinha duas esposas e construiu um santuário com eles e seus novos filhos, no deserto. El era pai de muitos deuses, mas os mais importantes foram Ball-Hadad, Yam e Mot. 

Eram Yahweh e El originalmente a mesma deidade ou não? 
Qual era a relação entre Yahweh e o deus cananeu El? 
No Antigo Testamento Yahweh é frequentemente chamado El. A questão que surge é se Yahweh era uma forma do deus El desde o começo ou se eles eram deidades separadas que apenas se tornaram iguais mais tarde. O próprio Antigo Testamento indica um senso de descontinuidade como de continuidade, e tanto nas fontes E e P implicam que os patriarcas não conheciam o nome Yahweh até que este foi primeiramente revelado a Moisés (Exod. 3.15-15, E; 6.2-3, P), em contraste com a fonte J, onde o nome Yahweh já era conhecido desde os tempos primevos (Gen. 4.26). A fonte P afirma especificamente que os patriarcas já havia conhecido a Deus com o nome de El-Shaddai (Exod. 6.3).יהוה

 
Texto de Hegas Santana

2 comentários:

  1. Muito bom o texto. Pelo menos em uma coisa eu concordo com a bíblia, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará

    ResponderEliminar