sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Será que os "memes" funcionam?



Quase toda a gente vai dizer que não são influenciados pela publicidade. Mas, na verdade, quase toda a gente o é. As empresas bem sucedidas fazem grandes investimentos em publicidade, porque elas sabem que ela funciona. 

Então porque é que há esta discrepância entre a realidade da publicidade e percepção dela pelas pessoas? É porque a publicidade não funciona do modo como a maioria das pessoas pensa que deveria funcionar. É que um anúncio raramente convence muita gente a sair de casa a correr para ir comprar um produto logo à primeira vista. Mas isso não é o objetivo primeiro da publicidade. O objetivo é construir a consciência pública dum produto ou marca, para que as pessoas reconheçam o produto quando o vejam para venda. 
Além de consciência, os anunciantes querem potenciais clientes para associar o seu produto a certos valores, tais como ser confiável, de alta qualidade, valer o seu dinheiro, prestígio, ser único, fiável e assim por diante. E isto é conseguido pela repetição de mensagens simples e consistentes ao longo do tempo. Então, quando chega a hora de tu comprares um produto, tu estás preparado para comprar a marca anunciada. 

Os "memes" funcionam de maneira semelhante. Seria raro que um único "meme" mudasse a mente duma pessoa em alguma coisa. Mas um bom "meme" deve poder levantar uma questão ou oferecer uma nova visão de algo familiar, e fazê-lo duma forma inesquecível. Um "meme" é fácil de passar despercebido, mas, uma vez que tu o viste, já não vais poder ignorá-lo. 

O "peso" da mensagem vai-se acumulando ao longo do tempo e como tu vais vendo mais "memes" com mensagens semelhantes, a mensagem será reforçada. Mas os "memes" servem também um outro propósito. Eles provocam discussão. Se não concordares com a mensagem dum "meme", ele ainda te dá mais um trabalho ao te envolveres num debate sobre ele. O debate pode não mudar a mente do oponente, mas talvez o faça às outras pessoas no debate e  podem haver dez pessoas à espreita. As pessoas estão aprendendo e, ao longo do tempo, podem rever as suas crenças. 

Este é o mercado de ideias num trabalho e os "memes" agem como as bancas dum mercado onde as pessoas se reúnem à sua volta a regatear. A publicidade é a comercialização de produtos, e os "memes" estão no mercado de ideias. 

Artigos e vídeos também desempenham um papel no mercado de ideias, mas o valor do "meme" é o seu imediatismo: muitas vezes tu podes ver um "meme" e compreender a sua mensagem em apenas alguns segundos quando podias fazer o mesmo ao ler um artigo com 1000 palavras ou assistir a um vídeo de 5 minutos. E, muito importante, os "memes" podem fazer-te rir, o que é mais difícil de alcançar que qualquer outro meio. O humor é uma ótima maneira de construir empatia e fazer uma mensagem memorável. 

Para funcionarem eficazmente, os "memes" devem parecer confiáveis ​​e autoritários. Imagens de má qualidade, cópias malfeitas, muito texto, texto difícil de ler, mensagens incorretas ou logicamente inconsistentes, desvalorizam o "meme" e afastam o público. Se queres operar no mercado de ideias, não deves desprezar o teu "meme" mesmo ele sendo humilde. Deves entender como os "memes" trabalham e tentar usá-los de forma eficaz. 

Aqui estão as minhas dicas: 
1. Reagir aos bons "memes", clicando no ícone de "Gosto" correspondente. 
2. Compartilhar bons "memes" para a tua própria linha de tempo e nos grupos que gostas. Quanto mais compartilhares, mais oportunidades crias para fomentar discussões e debates. 
3. Evita compartilhar "memes" mal-feitos. 
4. Quando compartilhas um "meme", adiciona um comentário. As pessoas são mais propensas a tomar conhecimento duma ação com um comentário e tu podes fazer o teu comentário controverso para incentivar a discussão. 
5. Faz "Like" em comentários interessantes sobre os memes que compartilhas: o Facebook conta os comentários e reações e coloca as mensagens mais populares no "Newsfeeds" dos teus amigos. 

É isso aí. Vamos fazer "memes" para trabalhar para a razão e para a racionalidade! 


Traduzido e adaptado do Bill Flavell

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