quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Mitos hebraicos na Bíblia cristã



LEVIATÃ
(O Monstro do Mar) 

"E naquele dia Jeová, com a sua espada dura e grande e forte, voltará sua atenção para Leviatã a serpente deslizadora, sim, para Leviatã , a serpente sinuosa, e certamente matará o mostro marinho que há no Mar", Isaías 27:1. 
No Antigo Testamento a imagem da Leviatã é retratada pela primeira vez no Livro de Jó: "Acaso podes puxar para fora o Leviatã com um anzol?", Jó 41:1. 
"Ninguém é tão audaz que o incite...", Jó 41:10. 
"Seus espirros fazem brilhar a luz. E seus olhos são como os raios da alva", Jó 41:18. 
"Lampejos procedem da sua boca, sim faíscas de fogo escapam", Jó 41:19. 
"Das suas narinas saem fumaças, igual a uma fornalha acesa com juncos", Jó 41:20. 
"A própria alma dele incendeia carvões, e até mesmo uma chama sai da sua boca", Jó 41:21. 
"Seu coração é fundido como pedra", Jó 41:24. 
"Considera ferro apenas como palha...", Jó 41:27. 
"Faz a profundeza ferver como panela", Jó 41:31.

BEHEMOT 

Behemot é o nome de uma criatura fantástica descrita na Bíblia, no Livro de Jó 40:15 a 24. No idioma hebreu é transcrito para, Bhēmôth, Behemot, Bemot; em árabe (Bahimūth) ou (Bahamūt). Sua posição é tradicionalmente associada a de um monstro gigante podendo ser retratado como um leão monstruoso, apesar de alguns criacionistas o identificarem como um saurópode ou um touro gigante de três chifres. Em outra análise, este é visto como um animal pré-histórico muito conhecido como o braquiossauro. Os relatos do livro de Jó, capítulo 40, apontam para este grande animal herbívoro. Esta criatura tem corpo couraçado e é tipicamente do deserto (embora "Behemot" também seja como os hebreus chamam o hipopótamo). Segundo a tradição judaica ortodoxa, sua missão é esperar pelo dia em que Jeová lhe pedirá para matar Leviatã. As duas criaturas morrerão no combate, mas Behemote será glorificada por cumprir a sua missão. O nome é o plural do hebraico (translit), Bohēmäh "animal", com sentido enfático ("animal grande", "animal por excelência). Na tradição judaica ortodoxa, Behemote é o monstro da Terra por excelência, em oposição a Leviatã, o monstro do mar, e Ziz, o monstro do ar. Diz uma lenda judaica que Behemote e Leviatã se enfrentarão no final dos tempos, matando-se um ao outro, então, a sua carne será servida em banquete aos humanos que sobreviverem. Salmos 74:14.

ZIZ

Ziz (ou Acis) é, na mitologia judaica, uma ave gigante, tão grande que bloqueia a luz do Sol com a envergadura das suas asas. É considerado como um arquetipo das criaturas monstruosas. Behemoth, Leviatã e Ziz são motivos de decoração no artesanato judaico. Na Bíblia cristã este nome Ziz (Acis) é mencionado uma vez: "Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz (Acis)......", 2 Crónicas 20:16.


Trabalho de investigação : Hegas Alberto Santana.

3 comentários:

  1. a bíblia condena heresias herege não vale apena gálatas 5:20.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E alguém quer saber o que é que a bíblia condena ou deixa de condenar???

      Eliminar
  2. Texto de Jó 40:15 está traduzido errado porque escreveram hipopotamo mas não é hipopotamo é o beemote

    ResponderEliminar