quarta-feira, 16 de novembro de 2016

O propósito de deus



E se houver realmente um deus fora do Universo? E será que foi ele que criou o Universo e projetou as leis da física? Eu tenho uma hipótese que explica como isso poderia ser verdade.

A velocidade da luz foi primeiramente calculada pelo astrónomo dinamarquês Olaus Roemer em 1676. Em 1905 Albert Einstein publicou a sua teoria da relatividade especial que, entre outras coisas, mostrou que há um limite superior para a velocidade da luz (299.792 quilómetros por segundo). Esse limite teria sido imposto por deus como parte de seu grande projeto. 

Mas há um problema.

O limite na velocidade da luz é também um limite absoluto na velocidade à qual a informação pode ser transmitida. A borda do nosso universo é a distância que a luz percorreu desde o Big Bang, e a limitação da velocidade da luz significa que nunca podemos obter informações de fora do universo, pois é uma impossibilidade física. Portanto, se Deus está fora do universo, ele não pode passar informações para nós e não podemos passar informações para ele: há uma lacuna de comunicações intransponível.

Se Deus nos criou para que ele pudesse ter um relacionamento connosco, ele provavelmente nos deu a necessidade de conhecê-lo. Mas a velocidade da limitação da luz significa que nunca o poderíamos conhecer. Isto explicaria porque os seres humanos inventam deuses e porque nós não podemos nunca mostrar que nenhum dos nossos deuses é o real. Nós não podemos mostrar que eles são reais porque eles não o são, enquanto que o deus real está sempre escondido de nós pelas suas próprias leis da física.

Este seria o propósito mais espetacular na história do Universo!


Traduzido e adaptado de Bill Flavell
 

Sem comentários:

Enviar um comentário