quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Dez más razões para ser um ateu (e uma boa razão)



Eu sou um ateu, mas muitas vezes encontro-me em desacordo com outros ateus. Existem boas razões para ser ateu e há razões más. Aqui estão dez razões mais comummente ouvidas como más:

"Minha mãe ficou doente, todos nós oramos por ela horas e horas, mas ela morreu" 

"Eu nunca vi Deus." 
"Rezava diariamente para que Deus se revelasse, mas ele nunca o fez". 
"Há contradições na Bíblia." 
"Deus permitiu a escravidão". 
"Bebés nascem com deficiências terríveis." 
"A história da criação de Génesis já foi provada como errada pela ciência." 
"Não há evidências de que Jesus existiu." 
"Nós sabemos que os homens inventaram os deuses." 
"Deus é suposto nos amar, mas ele permite que os desastres naturais nos matam." 

Esses fatos são consistentes com um Deus inexistente, mas eles não são suficientes para mostrar que Deus não existe. Eles não são suficientes porque é muito fácil confabular histórias que permitiriam que a existência de Deus permanecesse perfeitamente viável, apesar destes fatos serem verdadeiros. 

Esta é a razão de ser do apologista. 

Então, por que ser ateu? Seja ateu porque os seis mil milhões de pessoas que acreditam em Deus (qualquer deus), não podem entre eles chegar a uma única e boa razão para sua crença, apesar de vários milhares de anos de tentativas. Seja ateu porque não há boas razões para ser um teísta. É isso aí. 


Isso é tudo o que tu precisas.


Traduzido e adaptado de Bill Flavell

2 comentários:

  1. O que leva uma pessoa ao ateísmo e à irreligiosidade?
    Esta é uma pergunta muito boa, mas, infelizmente, pode não ser muito fácil de responder, mas fácil de entender. Há, talvez, como muitas razões para ser ateu, pois há ateus e o “fator deus”. O que quero dizer com isto é que o caminho para o ateísmo tende a ser muito pessoal e individual, com base nas circunstâncias específicas da vida de uma pessoa, experiências e atitudes.

    No entanto, é possível descrever algumas semelhanças gerais que tendem a ser bastante comum entre alguns ateus, especialmente os ateus no Brasil. É, no entanto, importante lembrar que nada nestas descrições gerais é necessariamente comum a todos os ateus, e mesmo quando ateus fazem partilham características, não se pode presumir que elas são compartilhados com a mesma intensidade.

    A razão particular pode desempenhar um papel muito grande para um ateu, um papel muito pequeno para outro, e absolutamente nenhum papel para um terceiro. Você pode razoavelmente assumir que estas generalidades pode ser verdade, mas para saber se elas são verdadeiras e como verdadeiro. Fazem as perguntas básicas que devem ser feitas sobre qualquer religião: "É verdade?" "É moral?" "É a melhor resposta possível?"

    Leia o artigo completo em :

    http://livrodeusexiste.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar