terça-feira, 17 de janeiro de 2017

A história está mudando...



Ao longo da história, houve momentos em que grandes mudanças ocorreram no pensamento humano. Mas elas não acontecem com frequência e nem acontecem facilmente. Há sempre pessoas que resistem ao novo pensamento, às vezes ao ponto de dar suas vidas para preservar o antigo.

Exemplos de tais mudanças são a percepção de que escravizar pessoas é imoral ou a ideia de que a Terra orbita o sol.

Essas mudanças costumam levar muitos anos, ou mesmo gerações para acontecerem, porque demora a jogar fora os antigos pensamentos e adoptar os novos. Podemos imaginar como um novo pensamento cresce e ganha força: algumas pessoas vão começar a sentir que estão do lado errado da história, pois podem ver a mudança que está a acontecer e ela é inevitável, mas eles ressentem-se, discordam dela e não querem fazer parte da mudança.
E pelo menos duas dessas mudanças, estão acontecendo agora.

A primeira é o reconhecimento de que os casais homossexuais podem e devem receber os mesmos direitos que os casais heterossexuais. Esta ideia tão óbvia, foi envenenada por mais de 2 000 anos pelas religiões abraâmicas, mas a Razão é o antídoto para esse veneno e muitos países progressistas já mudaram as suas leis para dar aos casais homossexuais direitos iguais. Muitos mais países seguirão na próxima década.

A segunda mudança pode revelar-se a mais revolucionária de todas. Em vários países, os bebés hoje nascidos, irão crescer num ambiente quase livre de religião. Aqueles que se ressentem e discordam com isso, inevitavelmente irão alertar de consequências terríveis: imoralidade e padrões decrescentes. 

Mas eles estarão errados.

Os dados já nos mostram que os países mais ímpios, são socialmente mais saudáveis ​​com baixas taxas de crimes, baixas taxas de DST's e de gravidez na adolescência. Além disso, as pessoas são mais felizes e vivem mais tempo. As pessoas não precisam da religião para serem decentes: elas precisam de empatia e ser ensinadas a valorizar e respeitar os outros.

Então, se estás a começar a sentir que estás do lado errado da história, não resistas, PENSA. Olha para as evidências daqueles países que já te deixaram para trás. Pensa com o teu cérebro e não apenas com o teu coração.


Traduzido e adaptado de Bill Flavell

Sem comentários:

Enviar um comentário