sábado, 28 de janeiro de 2017

Obrigado, mas não, obrigado...



Se há vida eterna e se tu te comprometeres para a teres, tu assinas um contrato sem cláusula de rescisão. Não importa o que te aconteça, não há saída. Tu não poderás mudar de ideia. Estarás preso e não há como escapar. Nunca.


E este contrato não tem especificidades, tem apenas promessas vagas. Tu terás que trabalhar? Poderá o negócio do seu empregador falhar e então tu poderás ficar sem ocupação para a eternidade? Poderás encontrar-te desempregado e, em caso afirmativo, será que haverá benefícios de desemprego?


Poderás tornar-te redundante? Se tu reparaste como a tecnologia mudou nosso planeta em 100 anos, imagine o que poderia acontecer em mil ou em mil milhões de anos.
Se tu não fores capaz de obter uma boa educação na Terra, tu poderás acabar a limpar retretes ou banheiros, tratar do lixo ou ser um apanhador de frutas? Se não fores tu, quem fará esses trabalhos?

Se tu não tens que trabalhar, se todos os bens e serviços serão produzidos por algum tipo de magia celestial, como é que vais passar as horas, anos, décadas, milénios e milhares de milénios? O que é que vais fazer para o teu entretenimento e para cresceres intelectualmente e emocionalmente? 

Tu terás o mesmo parceiro de vida no céu que tiveste na Terra? E se tu fores para o céu e o teu parceiro não? Deus te dará um parceiro diferente ou tu terás que competir por um? Uma vez que as mulheres tendem a ser mais devotas do que os homens, haverá uma escassez de homens e muitas mulheres solitárias?

E se tu morreste numa idade avançada quando te tornaste enfermo e incontinente, tu serás restaurado para voltares a ter uma boa saúde e a tua idade ser reduzida? E os teus filhos? Eles também serão alterados para mais jovens para manterem a diferença de idade? Isso significa que os bebés terão de ser nascidos porque os seus pais entretanto foram reduzidos a seis anos de idade?

Tu envelhecerás? Serás capaz de ter filhos e, se for possível, eles vão crescer e envelhecer ou eles vão ficar bebés para sempre? Vais ficar mais velho e mais velho, mas nunca morrer?

Eu poderia continuar estas dúvidas todo o dia, pensando em perguntas sobre o céu, mas a linha de fundo é, mesmo que tu acredites que o céu existe, tu não sabes as respostas a milhares de perguntas como estas. No entanto, tu estás disposto a inscrever um contrato para um futuro desconhecido, sem cláusula de rescisão.

Para mim, a própria ideia duma vida que nunca pode terminar é horrível e eu não quero. Mesmo se eu soubesse todos os detalhes, eu diria, "Obrigado, mas não, obrigado."


Ps.: Se tu tens suas próprias perguntas sobre o céu, por favor, posta-as nos comentários.


Traduzido e adaptado de Bill Flavell

Sem comentários:

Enviar um comentário