quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Dois livros que mudaram o mundo




 A mente mais brilhante do universo, uma mente infinita onde reside todo o conhecimento, inspirou os homens ao longo dum período de 1 000 anos para escrever um livro de cerca de 900 000 palavras. Este esforço gigantesco pretendeu revelar as verdades sobre o universo e nosso planeta que era desconhecido aos homens. Em última análise, este livro visava tornar o mundo num lugar melhor.

Em menos de dois anos, de 1686 a 1687, um homem com uma mente finita, escreveu um livro de cerca de 300.000 palavras com um objetivo muito menos ambicioso. O objetivo era ajudar-nos a entender o comportamento dos corpos em movimento.

O primeiro livro foi um fracasso abjeto. Não revelou verdades algumas sobre o cosmos. Na verdade, sabemos agora que quase tudo o que ele inspirou escrever sobre o nosso planeta e o universo, estava completamente errado. Além disso, não fez o mundo um lugar melhor. Pelo contrário, lançou as bases para vários milhares de anos de assassinatos, torturas, brutalidade e discriminação numa escala sem precedentes na história humana.

O segundo livro foi um grande sucesso. Suas proposições foram mostradas como sendo fundamentalmente corretas e foram cruciais para permitir a revolução industrial, nosso mundo moderno e nossa atual compreensão profunda e extensa do cosmos.

O livro de sucesso foi Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica de Sir Isaac Newton.

O livro do fracasso foi a Bíblia, por Deus *.


* Autoria da Bíblia ainda não verificada.


Traduzido e adaptado de Bill Flavell

2 comentários:

  1. O mais legal é pensar que o principal livro que mudou o mundo segundo um site Herege , tem como autor uma pessoa extremamente religiosa e mistica ...

    ResponderEliminar
  2. É verdade, mas foi essa mesma religiosidade que o levou a falhar a entender o motivo da lei que descobrira, não funcionava com os objetos no espaço. Se ele tivesse dedicado menos tempo à sua crença e á tentativa de descobrir segredos na bíblia, talvez não tivesse falhado essa empreitada.
    Por isso, ele ficou profundamente ligado ao deus das lacunas.

    ResponderEliminar