sexta-feira, 14 de abril de 2017

O grande enigma dos crentes




Num dos meus últimos posts, "SATANÁS: UM PECADOR OU UM SALVADOR?", foi sugerido que a visão convencional de que o Satanás é o vilão, poderia estar completamente errada. As evidências mostram claramente que Deus era um monstro maligno enquanto que as ações de Satanás podem ser vistas como uma tentativa de se opor a Yahweh na tentativa de fazer um mundo melhor.

Esta visão é uma interpretação credível da escritura e não pode ser falsificada para que todos os crentes que tenham a mente aberta, possam a aceitar como uma possibilidade. E isto levanta algumas questões interessantes para eles.

Se eu estiver certo e se o bem finalmente triunfar sobre o mal, tu não serás julgado por Deus quando morreres, serás julgado sim, mas por Satanás. O que Satanás procurará quando decidir sobre o teu destino eterno? Uma coisa é certa, ao proclamares a tua crença e amor no vilão Yahweh, terás um grande problema. O que poderia ser mais condenável do que gastares a tua vida orando e adorando um monstro genocida?

E quanto à fé? Será que Satanás terá uma visão, por mais ténue que seja, de que tu acreditavas numa avalanche de coisas idiotas sem bases ou evidências algumas? Não sei se Satanás acharia que essas pessoas seriam uma companhia agradável para passar a eternidade.

É provável que Satanás até fique horrorizado com o modo como alguns crentes, por ordem de Yahweh, trataram tão mal as pessoas LGBT.

Quando Satanás olha para o que te motivou, eu suspeito que ele ficará desapontado ao descobrir que tu não te mexeste para ajudar pessoas por achares certo, mas sim para caíres nas graças do vilão Yahweh.

Eu acho que é provável que Satanás olhe mais favoravelmente para as pessoas que fizeram o bem porque queriam ajudar os outros e que avaliavam evidências para chegar às suas crenças - pessoas como os ateus. Acho que Satanás colocará os ateus na primeira classe e outros serão relegados a lugares menores.

Há uma coisa que os crentes podem esperar. Eu não consigo imaginar que Satanás com o seu bom coração, deseje torturar pessoas para todo o sempre, e assim sou da opinião que ele vai abolir o inferno cruel e injusto de Deus. Em vez disso, ele poderá optar por deixar os crentes viverem pobres mas com o suficiente no seu pós vida, trabalhando como servos de ateus e gays que estarão na primeira classe. Os crentes serão cozinheiros, jardineiros, empregadas domésticas, trabalhadores dos esgotos, limpadores de retretes e assim por diante.

Isto representa um grande enigma para os crentes: eles correrão o risco de continuar bajulando o vilão Yahweh, adorando-o e confiando na fé, ou irão rever as suas crenças através do filtro da razão e irão procurar fazer o bem no mundo por si mesmos?

A decisão é deles.


Ps.: Para evitar dúvidas ou mal entendidos, trata-se tudo de uma possibilidade hipotética de um deus hipotético e de seu inimigo hipotético.


Traduzido e adaptado de Bill Flavell

1 comentário:

  1. Satanás te dá sexo, dinheiro e fama; Jeová é quem te condena ao inferno.
    Precisa dizer explicitamente quem é o cara bom e o mau nessa estória ?

    ResponderEliminar