quinta-feira, 4 de maio de 2017

Mais estranho do que podemos imaginar





Se assumirmos por um momento que existe apenas um universo e o universo é tudo o que existe, existem duas possibilidades:

1) tudo sempre existiu ou 
2) tudo veio a existir a partir do nada. 

Ambas as opções são extraordinárias e difíceis de acreditar.

Como poderia tudo nunca começar a existir? Eu não faço ideia.
Como o nada poderia existir e tornar-se tudo? Eu não faço ideia.

As pessoas às vezes dizem que o Big Bang significa que o universo começou a existir, mas isso não é necessariamente verdadeiro. É verdade que o universo, como o entendemos hoje, começou a existir. O que existia antes do início do Big Bang, a ciência ainda não nos pode dizer. Portanto, não podemos ter certeza de que o Big Bang foi um evento de criação, pois poderia ter sido apenas um evento de transformação.

Mas, talvez haja uma terceira opção. Talvez o universo não exista e nunca tenha existido. Talvez o universo não seja realmente feito de partículas e forças, mas é feito de informação. Pense nisso como equações. Imagina que não temos nada, e poderíamos igualmente dizer que temos -100% e + 100% e ainda não temos nada.

Se formos parte dos 100% positivos, parece que as coisas sempre existem, mas tudo o que percebemos, sejam partículas, massa, movimento e assim por diante poderiam ser apenas uma interpretação de equações complexas.

Essa ideia é bizarra, mas pensa na inteligência artificial. Em breve os nossos carros serão conduzidos por computadores. Estes computadores recebem entradas elétricas e as convertem em equações e as equações representam estradas, veículos, pedestres, velocidades e assim por diante. A única coisa que existe dentro desses computadores é a informação, mas é suficiente capaz de criar um mundo tão real, que tu vais confiar nela a tua vida. Será que todo o universo inteiro funciona de forma semelhante?

Um punhado de físicos, como Seth Lloyd no MIT, estão levando esta ideia a sério e assim, talvez em cinco ou dez anos, nós poderemos saber se ela tem algum mérito. Enquanto isso, meu conselho é manter sua mente aberta.

A natureza da realidade e as origens do universo não serão apenas estranhas, elas provavelmente serão mais estranhas do que podemos imaginar.


Traduzido e adaptado de Bill Flavell

2 comentários:

  1. tudo sempre existiu, apenas se transformou no que é porque algo pré existente levou a isso....

    ResponderEliminar
  2. Que algo pré-existente? Como demonstras esse algo?

    ResponderEliminar