segunda-feira, 15 de maio de 2017

Por que Deus tem que ficar escondido?



 
Os cristãos costumam dizer que deus permanece escondido porque quer que decidamos crer nele, pois se deus se desse a conhecer, ele retiraria nossa escolha e nosso livre-arbítrio. Isso significa que temos de acreditar nele pela fé (sem evidências).

Eu tenho um grande problema com isso. Todas as coisas em que acredito, eu acredito porque há boas razões para aceitar que elas são verdadeiras (e mesmo assim, raramente ou nunca tenho a certeza). A estratégia de deus garante que só as crianças, os doutrinados, os ingénuos, os temerosos, os irracionais e os carentes emocionais acreditarão nele. 

Há uma estratégia muito melhor do que essa. Deus deve dar-se a conhecer a TODOS de uma maneira incontroversa, para que ninguém tenha a menor dúvida de que ele existe. Isso deixa-nos livres para decidir se o adorar, amar e dar-lhe as nossas vidas, ou apenas achar que ele é um idiota. Esta estratégia eliminaria as disputas mortais entre os humanos sobre quem tem o deus real e deixaria apenas dois grupos: aqueles que o adoram e aqueles que não o fazem. Afinal, decidir como reagir a deus é que é a decisão importante, e não a busca por um ser indetectável que nunca pode ser encontrado, pois essa é uma tarefa de tolo.

Evidentemente, há uma boa razão pela qual a minha estratégia nunca é usada: o deus teria de existir para que ela funcionasse. 

Estar escondido é a única estratégia disponível para deuses inventados.


Traduzido e adaptado de Bill Flavell

1 comentário: