domingo, 21 de maio de 2017

Os ateus devem ser loucos!




Os crentes frequentemente expressam a sua incredulidade confusa de que os ateus devem acreditar que o universo e/ou os organismos auto-replicantes poderiam ter passado a existir por puro acaso. Eles consideram essa crença como uma loucura ou ignorância intencional. Ou ambas.

Bem crentes, tenho boas notícias para vocês. Vocês não precisam de se preocupar com a sanidade dos ateus porque eles NÃO acreditam que o universo e/ou os organismos auto-replicantes vieram a existir por puro acaso aleatório. Os ateus (muitos deles, pelo menos) dizem que não devemos acreditar em nada até que haja boas provas confirmatórias.

A origem do universo e a origem dos organismos auto-replicantes, são questões difíceis de serem estudadas. Elas são difíceis porque ocorreram há muito tempo (nós não estávamos lá!), e porque a passagem do tempo pode ter apagado as melhores evidências. Stephen Hawking até que explicou isso muito bem. Ele disse que poderia ser como o bêbado que procura pelas suas chaves sob um poste de luz: pode não ser ali onde ele as perdeu, mas é o único lugar onde ele tem luz para as encontrar. Só podemos considerar as evidências que temos e, agora, não temos ainda o suficiente para chegar a uma conclusão.

Assim, os ateus NÃO acreditam que o universo e/ou os organismos auto-replicantes surgiram por pura casualidade. Os ateus simplesmente dizem que não entendem como essas coisas aconteceram.

Mas os crentes menos eruditos (que, infelizmente, parecem serem a maioria deles) têm uma resposta imediata. Eles dizem que se tu não acreditas que Deus fez essas coisas, tu DEVES acreditar que aconteceu por acidente.

Não, não e não! Essa é uma falsa dicotomia. Isso é supor que há somente duas opções: ou o deus preferido do crente o fez ou foi uma hipótese aleatória. 
Mas há muitas mais explicações naturais possíveis e muitas explicações sobrenaturais possíveis. Também é possível que existam explicações naturais e sobrenaturais das quais ainda não estamos conscientes. 

Em tais situações, as pessoas racionais mantêm uma mente aberta e continuam procurando por mais evidências. O que nenhuma pessoa racional deve fazer, é acreditar em qualquer afirmação sincera de que o deus daquela família, seja o Fred, Brahma, Allah (ou o que quer que seja) o fez. 

Acreditar nessas reivindicações sem garantias é realmente loucura. 


Traduzido e adaptado de Bill Flavell


2 comentários:

  1. TER FÉ OU NÃO TER FÉ É INERENTE EM TODO O SER HUMANO, ASSIM COMO A IMAGINAÇÃO OU O IMAGINÁRIO. OS PODEROSOS TÊM FÉ NA GUERRA ATÉ QUE...
    TODOS FORAM VENCIDOS NAPOLEÃO HITLER. O ANIMAL DO CAMPO PENSA EM DEUS? NÃO É NECESSÁRIO...CREIO. MAS EXERCITAR-ME E FAZER DIETA É BOM. ATÉ AQUI CADA UM... É CADA UM...

    ResponderEliminar
  2. Lígia, todos temos fé mas há que saber distinguir entre as duas fés: a fé em sentido lato e a fé religiosa.

    Eu tenho fé que se deixar os meus cães afastados de mim por dias, quando nos encontrarmos, ele ficarão felizes por me ver. Porque sei que me adoram, porque os conheço, porque sei quais são as suas personalidades, etc. Está é a fé em sentido lato.

    Fé religiosa é crer no impossível, acreditar que coisas impossíveis são possíveis, acreditar sem questionar e cegamente que o que não existe é real.

    Espero ter me feito entender.

    Cumprimentos virtuais.

    ResponderEliminar