sexta-feira, 9 de junho de 2017

O que prova a micro evolução




Os criacionistas preferem acreditar nos mitos e na magia em vez de aceitarem as evidências e a Razão. Mas, dado o enorme peso das evidência, até mesmo os criacionistas acham difícil negar a micro evolução (mudanças dentro de uma espécie, como mudanças na forma dum bico de ave). Então eles admitem que a micro evolução é real. 

Boa. Mas o que é que a micro evolução prova? Ela prova que existe um mecanismo que causa variações genéticas entre as gerações. E prova que algumas variações genéticas podem se disseminar numa população ao longo de várias gerações.

Há apenas mais uma coisa que precisamos saber, as mudanças genéticas numa população são cumulativas. Digamos que uma micro-alteração ocorre numa população, quando uma segunda micro-alteração ocorre na mesma população, será ADICIONADA à mudança anterior. Enquanto uma população sobreviver, não há limite para o número de micro-mudanças que podem se acumular.

Ao acumular muitas pequenas mudanças ao longo das gerações, uma barbatana pode se tornar nnuma perna (os ossos podem mudar de forma e tamanho)? Claro que pode. Poderia uma perna desaparecer completamente ou quase completamente? Claro que poderia. Poderia uma aba de pele se tornar uma asa? Claro que poderia. 

Em determinado momento, o acumular de mudanças genéticas significaria que os membros dessa população evoluída, não poderiam mais se acasalar com um membro da população original (assumindo que alguns sobreviveram). Nesse ponto, dizemos que uma nova espécie evoluiu. Isto será micro evolução ou macro evolução?

Em algum momento, uma população que fez a sua vida escalando árvores poderia mudar e ganhar a vida correndo na savana e comer uma dieta totalmente diferente. Isto será micro evolução ou macro evolução? A realidade é que existe apenas uma micro evolução. Mas dê à micro evolução tempo suficiente e as pressões da seleção e terás a macro evolução. Com tempo e a  seleção natural, a macro evolução é INEVITÁVEL.

Em quatro mil milhões de anos, a vida na Terra teve muito, muito tempo, e muitas pressões da seleção natural.


Traduzido e adaptado de Bill Flavell

2 comentários:

  1. Karamba, que bacana.a ciência sabe como era o ser humano,antes das mt micro evolução?

    ResponderEliminar
  2. Os fósseis dão ideias muito precisas de como era...

    ResponderEliminar