terça-feira, 13 de junho de 2017

Por que deus tem de permanecer escondido




Os cristãos muitas vezes dizem que Deus fica escondido porque ele prefere que escolhamos acreditar nele, já que caso Deus se fizesse saber existir, ele tiraria a nossa possibilidade de escolha e a nossa livre vontade. Isso significa que temos que acreditar nele pela fé (sem quaisquer provas).

Mas eu tenho um grande problema com isso. Todas as coisas em que eu acredito, acredito nelas porque existem boas razões para aceitar que sejam verdadeiras. A estratégia de Deus garante que somente as crianças, os doutrinados, os crédulos, os temerosos, os desconhecedores da lógica e os necessariamente necessitados irão crer nele.

Existe uma estratégia muito melhor do que essa. Deus deve dar-se a conhecer a TODOS de uma maneira incontestável para que ninguém tenha dúvidas de que ele existe. Isso nos ia deixar livres para decidir se o haveríamos de adorar, amar e dar-lhe as nossas vidas, ou simplesmente pensar que ele é um merdas. Esta estratégia iria eliminar a disputa mortal entre os humanos sobre quem tem o deus real e deixaria apenas dois grupos: aqueles que o adoram e aqueles que não o fazem.

Afinal, decidir como responder a Deus é que é a decisão importante, não o procurar por um ser indetectável que nunca pode ser encontrado, pois isso é uma tarefa errada.

Claro, há uma boa razão pela qual a minha estratégia nunca é usada: um deus teria que existir para que ela funcionasse. 

Estar escondido é a única estratégia disponível para deuses inventados.


Traduzido e adaptado de Bill Flavell

Sem comentários:

Enviar um comentário