sexta-feira, 2 de junho de 2017

Os três "reis" magos



Segundo a Bíblia, foram três os sábios (e não reis) que fizeram uma viagem para presentear o nascimento dum futuro rei pelas terras da onde é hoje a Palestina.

Para esses sábios, essa viagem deve ter sido importantíssima, seja pelo facto de como foram avisados, seja o facto de terem largado o que quer que fosse que estavam a fazer, seja a viagem em si, seja a chegada ao destino, o encontro com a criança e o posterior regresso. Sem dúvida um grande acontecimento para qualquer um destes três sábios.

Toda a viagem em si deve ter sido memorável, com certeza aconteceram peripécias, tal como o facto de como os três sábios se reuniram, o que conversaram, quais as suas ideias e expectativas. Tudo isso deve ter sido de suma importância para eles...

E se eram sábios, presumo que não seriam analfabetos, muito pelo contrário! O mais certo é terem relatado todo esse acontecimento, sobre o que os alertou, sobre a viagem, o que viram ou não viram, as suas conversas e opiniões, as opiniões dos outros, o respectivo encontro com Jesus e seus pais e do regresso às suas terras.

Qualquer um deles deveria ter escrito seja o que for sobre essa epopeia, por mais pequeno que fosse o texto. Não consigo perceber como uma jornada como essa, não tivesse sido documentada, em especial quando feita por supostos sábios!

Alguém me indica um desses textos, documento, papiro, códice, seja o que for tal como o respectivo sábio (e autor), que fez essa viagem?

Sem comentários:

Enviar um comentário