segunda-feira, 5 de junho de 2017

Teoria Científica




No pensamento científico, os factos são superiores às ideias, pois os factos podem destruir ou falsear as ideias. É por isso que as teorias científicas se constituem a partir de hipóteses testáveis e falseáveis, havendo sempre a hipótese de que um novo facto venha a deitar abaixo toda a teoria.

De modo que as teorias científicas JAMAIS são provadas pois é impossível garantir que não irá aparecer um novo facto que venha a contradizer algumas das suas ideias que são válidas até essa altura. Algumas teorias estão tão bem corroboradas por uma quantidade tão grande de factos, que é pouco provável que se consiga conceber que as ideias sejam falseadas. Mas há sempre essa possibilidade. 

Segundo a definição moderna de teoria científica, não existe teoria científica, nem uma sequer, provada. Por exemplo, a teoria da gravidade foi já provada? A teoria da gravidade não é apenas constituída pelas evidências empíricas observadas e verificadas, contudo não teorias sem ideias que a descrevam e expliquem os fatos. A teoria da gravidade não se encontra provada ao verificar-se a evolução histórica da mesma, havendo uma grande discrepância na área ideológica.

Nunca se deve esquecer que:
- Opiniões pessoais NÃO constituem factos numa teoria científica.
- Crença NÃO constitui facto numa teoria científica.
- Uma teoria, apesar de ser falseável, NÃO é algo de duvidoso, descartável ou incorreta. 
- Uma teoria científica NÃO é uma crença, pois não é para ser acreditada.

Teorias e Leis, segundo a Ciência, são definidas por conceitos diferentes de naturezas diferentes.
- As leis são hipóteses científicas com uma enorme área de validade, exaustivamente confrontadas contra um número enorme de factos, mas continuando a serem hipóteses com um "título honorífico".
- Uma teoria científica é definida por um conceito mais alargado que usa o conceito de hipótese científica e em consequência, do conceito de lei para se estabelecer, mas não se define apenas frente aos mesmos.

Uma teoria científica NÃO É uma facto, ou que se transforma em facto! Uma teoria jamais será uma expressão perfeita da realidade, mas sim um modelo pelo qual a realidade conhecida pode ser descrita, compreendida e pelo qual a realidade ainda por conhecer pode ser estimulada a der descoberta.


Sem comentários:

Enviar um comentário