segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

A Ciência



A ciência é um conjunto de métodos e estruturas de análise de factos que se auto-corrige, usando o método científico é uma quantidade de filtros e regras que pretendem descartar tudo o que é subjectivo e acessório, para que se consigam criar regras, avaliações e aferições concretas, objectivas e desprovidas de ambiguidade.

A taxa de sucesso da ciência está próxima dos 100%, precisamente porque a própria ciência consegue descobrir e expor os seus erros e até as tentativas de logro. Quando piso no travão do meu carro, não o faço por fé mas sim com uma certeza que me foi garantida pela ciência.

O travão pode falhar?
Sim, pode. Mas até as falhas possíveis para um travão são previstas e explicadas pela ciência. Portanto, confio na ciência porque ela é transparente e apresenta resultados baseados em provas, em observação, em experimentação, etc.

Resultados que eu posso testar e constatar se correspondem às afirmações da ciência. Ah, uma coisa muito importante a ter em conta é que cada cientista que faz uma afirmação, está a colocar-se em cheque. Está a expor-se profissional e pessoalmente.

Por isso mesmo é que as afirmações feitas pela ciência (sejam na pessoa de um cientista, seja por um trabalho resultante de uma pesquisa de uma ou várias equipas) só são feitas após um aturado período de pesquisa, experimentação e tentativa de refutação inter-pares. Por isso, as afirmações da ciência são afirmações seguras e que apenas podem "pecar" por falta de informação suficiente para descrever totalmente aquilo que pretendem explicar. Mas a ciência vai-se afinando, ajustando, adicionando.

Ao contrário da religião, que é estanque é que faz afirmações que NÃO PODEM SER CONFIRMADAS.

Rui Batista

Sem comentários:

Enviar um comentário