quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Os três Reis Magos




O nascimento do Cristo a 25 de Dezembro é simplesmente o solstício de Inverno, dia a partir do qual os dias começam a ser mais longos. A estrela que anuncia o nascimento é Sírius que, na noite de 24 para 25 de Dezembro alinha com as estrelas "As Três Marias". O nome dado a estas estrelas nos países de idioma não-português é o de "Os Três Reis" e era esse o nome pelo qual eram conhecidas na época do Cristo. 

Os três reis magos não são mais que uma referência a essas estrelas, "As Três Marias" (ou precisamente, "Os Três Reis") que são as três estrelas que formam o cinturão da constelação de Órion, o caçador. São as estrelas Mintaka, Alnilan e Alnitaka. No dia 25 de Dezembro, se traçarmos uma linha que passa por essas três estrelas e Sírios, o ponto em que essa linha toca o horizonte, será o ponto onde irá nascer o sol na manhã seguinte. Por isso é que se diz na bíblia que os "três reis seguiram a estrela para localizar o nascimento do salvador"... o Sol.

A aproximação do solstício de inverno é o período em que os dias se tornam cada vez mais pequenos. De facto, o dia precedente ao solstício do inverno simbolizava a morte pois o Sol estava o mais baixo possível no céu. Isso ocorria no dia 22 de Dezembro. Durante três dias (de 22 a 24 de Dezembro), o Sol deixa de descer mais no céu. Nesta altura o Sol encontra-se na vizinhança da constelação do Cruzeiro do Sul (a cruz). No dia 25 de Dezembro, o sol move-se um grau para Norte, elevando-se e iniciando assim o período em que os dias começam de novo a ficar mais longos. 

Portanto, o sol "morreu" na "cruz", esteve "morto" três dias, e voltou a "nascer", elevando-se aos céus. E é por isto que o Cristo e muitos outros deuses (Mithra, Hórus, Attis, Dionísio, etc) partilham estes atributos: nascimento de uma virgem, a 25 de Dezembro e após a morte, ressuscitam após 3 dias.

A referência aos três reis magos não é mais que uma referência astrológica que era de particular importância naquela época.


Texto de Rui Batista

Sem comentários:

Enviar um comentário