domingo, 27 de maio de 2018

Ajoelha-te e reza.




Quando as pessoas religiosas ficam sem argumentos para te convencer de que o seu deus existe, elas frequentemente recorrem à abordagem prática. Eles dirão algo como: "Se tu te ajoelhares e pedires a Jesus que ele se revele a ti, ele o fará". ou "Só podes encontrar Deus confiando nele".

Na verdade, esse método pode "funcionar", pode fazer as pessoas acreditarem que encontraram deus. Mas como é que isso funciona? As pessoas realmente encontram deus? Não parece que elas o encontram porque esse método funciona para todos os tipos de deuses diferentes. Um método que "funciona" para deuses inventados, obviamente não funciona. Então, por que parece funcionar?

Uma das terapias de fala mais bem sucedidas usadas por psicólogos clínicos nos dias de hoje, é conhecida como TCC: Terapia Cognitivo-Comportamental. Centra-se na ligação entre a cognição de uma pessoa (pensamentos e crenças) e seu comportamento. Se tu puderes alterar um desses, tu também mudarás o outro.

Por exemplo, se continuares a pensar que decepcionaste as pessoas, o teu comportamento pode mudar e fazer com que tu te retires e evites as pessoas. Um terapeuta de TCC, identificaria os pensamentos que desencadeiam esse comportamento indesejado e pediria ao paciente para praticar pensamentos opostos. Pode funcionar ao contrário também. Se os pacientes puderem forçar-se a se comportar de maneira diferente, depois de um tempo, os pensamentos negativos mudarão.

É exatamente assim que funciona o método "Fique de joelhos e reze". Se te comportares como se Jesus existisse por tempo suficiente, acabarias acreditando que Jesus existe.

Acontece que as religiões tropeçaram no TCC muito antes da psicologia. A diferença é que os psicólogos o usam para eliminar defeitos cognitivos, religiões usam-no para criá-los.


Traduzido e adaptado de Bil Flavell

Sem comentários:

Enviar um comentário