segunda-feira, 7 de maio de 2018

O Corão é a palavra de deus?




Os muçulmanos acreditam que todo o Corão é a palavra de deus. Mas eles não têm como testar essa crença. Eles não podem demonstrar que deus existe e nem podem verificar se todas as frases do Corão são verdadeiras - eles apenas consideram que é verdade pela fé.

Alguns tentarão justificar sua crença. Por exemplo, eles podem dizer que o livro contém informações que nenhuma pessoa do século VII poderia ter conhecido, então deus deve ter estado envolvido. Tais alegações são controversas, mas por agora, vamos concedê-las e aceitar que o Corão pode conter coisas que não eram conhecidas na época.

O Corão contém cerca de 6 236 versos, mas muito poucos deles são exemplos de coisas que não eram conhecidas no momento em que o livro foi escrito. Assim, o muçulmano honesto deve modificar a sua crença em que "todo o Corão é a palavra de Deus" para "alguns versos no Corão são a palavra de Deus, mas a maioria dos versos não posso ter certeza".

O muçulmano honesto chegou agora a uma crença mais justificada, mas ainda não é totalmente justificada. Então, nós temos que perguntar como é que o Corão passou a conter essas informações que não eram conhecidas quando foram escritas? Existem várias possibilidades, e cinco ocorrem-me enquanto escrevo isto:

1. Os versos podem ser ambíguos para que possam ser interpretados como contendo informações desconhecidas, mas podem igualmente ser interpretados como significando algo que era conhecido.

2. Os versos podem ser pura imaginação ou especulativos - apenas palpites de sorte.

3. A informação pode, na verdade, ter sido conhecida na época, mas foi entretanto perdida e apenas redescoberta centenas de anos depois.

4. Satanás pode ter providenciado para incluir essa informação com o objetivo de confundir as pessoas.

5. Deus pode ter providenciado para que essas informações fossem incluídas como um sinal da autenticidade do livro.

Se não há como descartar definitivamente as opções de (1) a (4), ficamos com várias possibilidades, das quais apenas uma em que deus seria o autor.

Isto força o muçulmano honesto a modificar a sua crença mais uma vez. Sua crença agora se torna em "Alguns versículos do Corão poderiam ser a palavra de deus, mas a maioria dos versos não posso ter certeza". Esta é uma crença que é justificada e deve satisfazer todo muçulmano honesto.

O que me leva a fazer minha própria pergunta, eu me pergunto se há algum muçulmano que seja honesto? 
Um muçulmano honesto não se tornaria muito rapidamente num ex-muçulmano?


Traduzido e adaptado de Bill Flavell

Sem comentários:

Enviar um comentário