terça-feira, 22 de maio de 2018

As equações da fé




Muitos religiosos negam veementemente a acusação de que suas crenças são fundadas na fé cega. Eles admitem que a fé contribui para suas crenças, mas dizem que a fé é apenas um dos muitos factores.

Eles estão completamente enganados. Há apenas fé cega.

Vejamos as equações de fé. Crenças fundamentadas em:

Fé + 0 = fé cega
Fé + sinais = fé cega
Fé + os teus sentimentos = fé cega
Fé + falácias lógicas = fé cega
Fé + pensamento positivo = fé cega
Fé + evidência ambígua = fé cega

No entanto, existe uma maneira de escrever essas equações para chegar à fé justificada. Crenças fundamentadas em:

Fé + evidência inequívoca = fé justificada

Mas a fé está em ambos os lados da equação, por isso é anulada - é desnecessária. Se tu tens uma evidência inequívoca, não precisas de fé alguma.

Naturalmente, a fé também é anulada nas equações da fé cega. Se tu só tens razões más para acreditar, a fé não acrescenta nada à confiabilidade das tuas crenças.

Nada disso nos deve surpreender. A fé não fornece nenhum mecanismo para distinguir as ideias verdadeiras das falsas, ou ideias factíveis das ideias absurdas. Mas, se tu achas que isso significa apenas que a fé é inútil, tu estás enganado. A fé é muito pior que inútil, é perigosa. Pois a fé encoraja as pessoas a terem certeza de que suas crenças são verdadeiras. Cuidado com a pessoa que tem crenças injustificadas e está convicta que elas são verdadeiras.

Então, vamos dizê-lo claramente. Acreditar em coisas, baseado em fé cega, é muito estúpido. Os religiosos devem saber disso. Talvez seja por isso que eles fingem ter mais do que fé cega.

Mas não têm. Há apenas fé cega.


Traduzido e adaptado de Bill Flavell

Sem comentários:

Enviar um comentário