quarta-feira, 2 de maio de 2018

Os crentes adoram ter fé ou odeiam-na?



Eu acho que os crentes têm uma relação de amor e ódio com a fé. Quando lhes digo que a fé não os pode ajudar a decidir o que é verdadeiro do que é falso, alguns crentes insistem que todos nós usamos a fé todos os dias. Eles podem dizer, por exemplo, que eu uso a fé toda vez que me sento numa cadeira. Só que eles não podem estar mais errados.

Quando me sento numa cadeira, não sei ou acredito, que ela não se vai partir. Mas eu tenho a experiência suficiente de me sentar em cadeiras para ter uma alta confiança de que elas, geralmente, suportam o meu peso. Eu não acredito que TODAS serão, nem acredito que a cadeira na qual eu estou sentado, será segura - eu simplesmente arrisco toda vez que me sento e sei que de vez em quando, uma cadeira IRÁ partir-se.

O crente usa a fé para acreditar que deus existe, não que deus PODE existir. 
Pior ainda, tenho indícios incontestáveis ​​de que quase todas as cadeiras em que me sento suportam meu peso, os crentes não têm nenhuma evidência de que os seus deuses existam. Eles só têm fé.

Mas eu pergunto-me  por que razão os crentes tentam forçar de que todos, inclusive os ateus, usam a fé também? Não será porque eles acham que a fé é uma maneira confiável de descobrir o que é verdade, pois eles não estão dispostos a parabenizar os ateus por serem espertos!

Eu só posso concluir que os crentes reconhecem que a fé é um absurdo sem valor algum, e desejam desculpar-se com base no fato de que todos nós confiamos em absurdos inúteis, então eles assim não são piores do que nós!

Alguns crentes vão ainda mais longe. Dizem que os ateus têm MAIS fé que os crentes, os crentes às vezes chegam a dizer que não têm fé suficiente para ser ateu. Claro, isso é totalmente absurdo. Tu não precisas de ter fé alguma para ser um ateu. Ouça as razões que os crentes dão para acreditar que os seus deuses existem. Se tu achares que as razões deles são más, tu não acreditarás nos seus deuses. Tu serás ateu e não tiveste fé alguma.

Mas isso é estranho, se a fé é uma coisa boa, então deve ser melhor teres mais fé do que ter menos! Naturalmente, os crentes não usam esse argumento para complementar os ateus. Eles o usam para nos depreciar, mas, ao fazê-lo, admitem implicitamente que acreditar na fé é muito estúpido.

Bem, eu concordo. Lá isso, é.


Traduzido e adaptado de Bill Flavell

Sem comentários:

Enviar um comentário