sábado, 25 de novembro de 2017

Ateísmo e a descrença




"Teísmo" significa "crença em Deus". Então, "ateísmo" significa "não crença em Deus". Um ateu é alguém que não acredita que existam seres mágicos poderosos ("deuses"). Você provavelmente é um a-unicórniano e um a-duendista, porque você não acredita que os unicórnios ou duendes existam. Você também pode ser ateu em relação a milhares de deuses, exceto talves apenas em (Jeova, Ala ou Vishnu).

Como o teísmo, o ateísmo não é uma visão de mundo ou uma religião. Se você é um teísta, isso pode significar que você é um cristão tradicional, um cientologista cristão, um muçulmano, um hindu, um budista, um sikh, um animista primitivo, um panteísta, um satanista teísta ou muitas outras. coisas. Saber que alguém é teista não lhe diz nada mais sobre eles - sua política, sua moral, suas crenças metafísicas - apenas que eles acreditam em algum tipo de deus ou deuses.

Do mesmo modo, um ateu pode ser um humanista, um naturalista, um budista, um cristão não-realista, um niilista ou qualquer número de coisas. Não há nada que une os ateus, exceto que, por definição, eles não acreditam em deuses.

Existem duas definições diferentes para o teísmo. Uma definição, que podemos chamar de teologia ampla, simplesmente significa crença em algum tipo de deus ou deuses. Outra definição, que podemos chamar de teísmo estreito, refere-se à crença em um único Deus pessoal.

O ateísmo nega ambos os tipos de teísmo, embora os ateus geralmente estejam mais certos de sua negação do teísmo estreito do que o teísmo amplo. Por exemplo, eles podem ter 99% de certeza de que Zeus e Jeova e Thor não existem, mas apenas 85% certos de que nenhum deus de qualquer tipo existe. Quanto mais especificamente você define "Deus", mais argumentos e evidências podem ter contra tal Deus.




Tradução livre do artigo "Ateísmo de Senso Comum", por Asor

Sem comentários:

Enviar um comentário