Vou tentar explicar com palavras simples, para os crentes tentarem perceber (se tiverem coragem e vontade de aprender, claro), o que explica a Teoria da Evolução.
O que a Teoria da Evolução por Selecção Natural diz que acontece, é mudanças ao longo do tempo.
Mudanças MUITO PEQUENAS, ao longo de MUITO TEMPO.
Mudanças PRATICAMENTE IMPERCEPTÍVEIS, ao longo de SÉCULOS, MILÉNIOS ou mesmo MILHÕES DE ANOS.
Por exemplo:
- Num local existe comida X e comida Y.
- Nesse local, vive o organismo A, que come a comida X.
- Devido a uma mutação (acidente genético, alteração das condições ambientais, introdução de um agente externo no ecossistema, etc), nasce um organismo A diferente, chamemos-lhe organismo B, com a capacidade de digerir também a comida Y.
- Passam a existir nesse local, o organismo A que só come a comida X e o organismo B que consegue comer tanto a comida X como a comida Y.
- O organismo B cruza-se com o A, mantendo os genes adulterados que lhe deram a nova característica, caso os genes sejam predominantes.
- As duas variantes A e B proliferam e espalham-se por zonas mais abrangentes.
- Num determinado local, a comida X escasseia mas há abundância da comida Y. Nesse local, todos os organismos A começam a desaparecer porque não têm como se alimentar. Mas os organismos B, proliferam.
- Os genes que dão as características de poder digerir a comida X, começam a desaparecer. Começam a haver, nessa zona, apenas organismos B.
E o processo repete-se ao longo de milhões de anos, com características diferentes, até que a diferenciação é tanta que se pode considerar uma nova espécie porque já se perderam muitas das características dos organismos ancestrais que deram origem a esse ramo.
Custa muito entender?!?
A Teoria da Evolução por Selecção Natural é apenas isso: mudança gradual ao longo de muito tempo.
E sim, há provas. E, em casos particulares, até já foi observado, porque usualmente é um processo que demora MUITO, MUITO TEMPO.
Mas dizer que a Teoria da Evolução está errada porque não é possível apercebermo-nos das variações é como medir a altura de uma árvore de manhã, voltar a medí-la à noite e, como não há diferença, concluir que a árvore não cresce.
São processos LENTOS. Muito lentos.
Por Rui Batista
Sem comentários:
Enviar um comentário