sábado, 18 de novembro de 2017

Por que deus prefereria estar morto




Vamos fazer um exercício mental. Imagina que és Deus, imagina que tu és o deus hebreu conhecido como Elohim, Javé, Jeová ou simplesmente Deus.

Num esforço para te tornar o único deus "verdadeiro" e, portanto, o grandioso, os teus criadores tornaram-te super inteligente, omnisciente, omnipotente, eterno e imutável.

Na verdade, eles tinham que te tornar eterno pois não queriam que outras religiões alegassem que o deus delas te tinham criado. E eles tiveram que te tornar super inteligente, pois de que outra maneira tu poderias ter criado seres humanos e tudo o mais no universo?

Mas eles escolheram tornar-te omnisciente, omnipotente e imutável. E é aí que os problemas começaram. Omnipotente significa que tu podes fazer qualquer coisa que te seja logicamente possível fazer. Agora imagine seres omnisciente.

Omnisciente significa que tu conheces tudo do passado, presente e futuro. Isso significa que tu sabes tudo o que farás e cada decisão que tu farás para sempre tal como sabes tudo o que acontecerá no universo para todo o sempre.

Mas isso também significa que há coisas que tu não podes fazer. Tu não podes mudar de ideias. Tu não podes tomar uma decisão (todas as decisões que tu vais fazer são já predeterminadas, então só precisas fazer exatamente o que tu sabes que farias). Então tu nunca podes ter um pensamento original ou criativo.

Tu não podes aprender nada (pois tu já sabes tudo) e tu nunca poderás te surpreender (o que provavelmente significa que tu nunca poderás encontrar uma piada engraçada, pois já conheces o final de cada piada).

Ser omnisciente significa que tu não podes sequer ter livre arbítrio. Alguns podem dizer: "Não é assim, Deus criou o seu plano e exerceu a sua vontade livre naquele momento". Mas Deus não pode ter criado o seu plano , já que é impossível. Se ele criasse o seu plano, haveria um tempo antes de o criar quando ele não era ainda omnisciente. Mas Deus é imutável, então ele teve sempre de ter sido omnisciente!

Agora pensa nisto. Como será a tua vida como Deus? Totalmente e completamente chata. Todos nós podemos aguentar com o tédio por uns tempos, mas eu sinto pena por Deus por ter que suportar o tédio máximo pelo infinito.

Se tu estivesses 100% aborrecido e não pudesses fazer nada sobre esse problema, tu poderias pensar em acabar com tudo. Tu poderias pensar que estarias melhor morto. Mas tu não podes suicidar-te, és eterno! 
E, de qualquer forma, tu só podes te matar se isso estiver no plano divino.

Nos seus esforços para criar um deus absolutamente grande, aqueles que criaram e modificaram as características do deus hebraico, estragaram tudo. Eles criaram um deus totalmente impotente e criaram um deus que, se ele fosse real, ele desejaria que não existisse.


Traduzido e adaptado de Bill Flavell

Sem comentários:

Enviar um comentário