sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Como provar que o teu deus existe



Se tu és um religioso, tu aceitas a hipótese "que Deus X existe" (onde X é o deus em que tu acreditas). Mas, se tu conversares com pessoas que não acreditam no teu deus, tu saberás o quão difícil é fazeres o teu caso inequívoco.

Na verdade, há uma maneira melhor de abordar o assunto, um método que pode realmente provar a tua hipótese como verdadeira. É um método que é usado extensivamente na ciência. É chamada de hipótese NULA. Na ciência, tu nunca provas que uma hipótese esteja correta. O melhor que tu podes fazer é encontrar provas que a apoiem. Quanto mais provas tu arranjares, mais convencidas as pessoas ficarão, mas tu nunca podes provar que a tua hipótese é verdadeira.

No entanto, tu podes provar que uma hipótese é falsa. Então, em vez de tentares mostrar a tua hipótese, a de "que Deus X existe" é verdadeira, começa com a hipótese nula, a de "que Deus X não existe" e tentas falseá-la. Se tu tiveres sucesso, tu mostrarás "que Deus X não existe" é falsa, o que significa que tu terás provado que Deus X realmente existe.
 
Por exemplo, "se Deus X não existe", então o universo não podia existir", seria a hipótese. Mas há inúmeras maneiras de explicar o Universo sem recorrer a deus. Portanto, já foi falseada a hipótese. Torna-se uma hipótese nula.  
Simples e eficaz.

Claro, não há como provar que um deus ficcional é real, para isto, tu vais precisar dos teus melhores amigos do crentes, uma boa imaginação e muita fé.


Traduzido e adaptado de Bill Flavell

Sem comentários:

Enviar um comentário