quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Assumir pela fé...



Se és cristão, há muito coisa que tens que assumir apenas pela fé: 
- Jesus nasceu de uma virgem? 
- Jesus morreu e ressuscitou? 
- Jesus subiu ao céu? 
- Jesus está vivo hoje? 

Tu não tens como saber se essas coisas, além de muitas mais, são verdadeiras. Mas se definires o teu limite de crença suficientemente baixo, podes acreditar nisso tudo pela fé. No entanto, existem dois fatos, (um do Antigo Testamento e um do Novo) que deve acabar com a tua crença se usares de alguma racionalidade. Vamos vê-los.

A CRIAÇÃO É ERRADA

Se deus criou o universo, nenhum humano poderia ter testemunhado esse acontecimento. A bíblia explica como deus criou o universo. Assim, a estória da criação foi nos dada por deus ou os humanos a inventaram. Se nos fosse dada por deus, devemos esperar que seja verdade. Se não é verdade, podemos ter certeza de que a estória foi criada por seres humanos.

Se ignorarmos o fato perturbador de que a bíblia tem duas estórias de criação diferentes (Génesis 1 vs Génesis 2) e se apenas se procurar por tópicos comuns entre eles, vemos que a Terra e as plantas foram criadas antes das estrelas. Hoje sabemos que isso não pode ser verdade. Os elementos que formaram a Terra e as plantas foram criados nas estrelas que queimaram por alguns milhares de milhões de anos e depois explodiram como supernovas. Só então apareceram os elementos químicos mais pesados ​que foram necessários para a construção do planeta. As estrelas foram formadas muitos milhares de milhões de anos antes da Terra.

Há muitos outros erros na estória da criação, mas APENAS UM é suficiente para que possamos saber que não é verdade. Logo, esta estória foi INVENTADA por homens.

Tu podes passar por cima deste erro e aceitar a estória da criação como um mito. Ok, então aceitas que a bíblia contém mitos antigos, mas onde é que os mitos terminam e onde a história real começa? Quais as partes da estória da criação são mitos e quais são as reais? É a escala temporal um mito? O processo de criação é um mito? É o criador um mito? É 100% mito? Como podes saber?

Vai além da criação e irás enfrentar o mesmo problema por toda a bíblia. Tu precisas te reconciliar para tomar decisões arbitrárias e baseadas na fé, sobre o que é verdadeiro e o que é mito. A tua religião torna-se num conjunto de decisões infundadas e arbitrárias sobre o que tu escolheste para acreditar e o que rejeitas. 
Esta é uma base sólida para uma visão de mundo? 
Não. Sinceramente, é um absurdo. 

JESUS ​​NÃO REGRESSOU

De acordo com a Bíblia, Jesus prometeu várias vezes aos seus seguidores que retornaria na vida de alguns desses presentes:

Mateus 16:28 Em verdade, eu digo a você: Há alguns aqui em pé, que não devem provar da morte, até que vejam o filho do homem que vem em seu reino.

(Ver também Mateus 24:34, Lucas 21:32; Marcos 13:30)

Claramente, isso não aconteceu, então Jesus mentiu ou ele nunca fez essa promessa. Dado o papel teológico desempenhado por Jesus, é inconcebível que ele tenha mentido, logo ele nunca fez essa promessa. Eu explicar-te-ei: todos esses versículos que se referem à próxima vinda iminente, foram inventados. Mais uma vez, isso deixa-te a perguntar o que mais foi feito? Mas não há como responder essa pergunta. Tu ficas sem um chão para ficares de pé.

Começa com um limiar de crença baixo e tu podes acreditar na bíblia pela fé. Mas encontrar duas coisas que não podem ser verdadeiras, fazem duvidar de tudo. Elas espetaram dois alfinetes no teu balão de fé e vão fazer com que ele se esvazie, até que não haja mais nada.

Se és um cristão, pense nisso em 2018. Tenta ser lógico e tenta ser honesto contigo mesmo. Se tu fizeres isso, podes olhar para o ano de 2017 como o teu último ano como cristão.

Seja lá o que fizeres, desejo a todos os meus amigos do Facebook, religiosos ou não, um ano novo maravilhoso e racional.


Traduzido e adaptado de Bill Flavell

Sem comentários:

Enviar um comentário