domingo, 28 de janeiro de 2018

Preocupas-te se as tuas crenças são verdadeiras?




Os crentes preocupam-se se as suas crenças são verdadeiras? Eu acho que não.

Há algumas centenas de religiões que são praticadas hoje em todo o mundo com dezenas de milhares de denominações. As religiões e as sub-religiões têm diferentes crenças. Existem algumas diferenças fundamentais, como o deus ou os deuses adorados e há muitas diferenças não tão importantes, mas ainda assim vitais, como a natureza da vida após a morte e a forma como o seu comportamento na vida afeta o seu destino após a morte.

Como é que as pessoas se comportariam se elas realmente se importassem se a sua religião fosse verdadeira? Penso que haveria um constante diálogo aberto entre religiões. Eles debateriam, buscariam evidências e eliminariam implacavelmente as falsas religiões. As religiões financiariam em conjunto pesquisadores independentes nas grandes universidades para descobrir qual a verdadeira religião. Quando uma religião fosse considerada falsa, os seus adeptos logo a deixariam em favor de uma que melhor resistisse à análise crítica.

A maioria das religiões que vemos hoje são antigas. Muitas têm raízes vindo de há 3500 a 4.000 anos. Algumas religiões foram criadas a partir de material novo, mas a maioria, como o cristianismo, o islamismo e o mormonismo, evoluiram a partir de religiões mais antigas. O ponto é que as pessoas tiveram já muito tempo para resolver qual a religião é que seria a verdadeira. Mas eles falharam. 
Na verdade, eles nem tentaram.

O que vemos é que as pessoas tentam espalhar a sua própria religião através de missionários, recrutamento porta-a-porta e em alguns casos, através da violência. Vimos reis e imperadores declarando uma nova religião por meio de decreto e obrigando a população a segui-la.

As pessoas acreditam na religião em que foram ensinadas a acreditar enquanto crianças, e depois assumem que todos os outros estão errados. A verdade é que essas pessoas não podem ter certeza de que sua própria religião está correta e não podem ter certeza de que todas as outras religiões estão erradas.

A verdade é difícil, mas eles simplesmente não se importam.

Traduzido e adaptado de Bill Flavell


Sem comentários:

Enviar um comentário