segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Na procura do sobrenatural




Os crentes dizem que deus permanece intencionalmente escondido de nós. Se houver um criador todo-poderoso que não quer que tenhamos provas incontestáveis ​​da sua existência, não temos a oportunidade de o descobrir. Deixemos deus de lado, afinal ele estará sempre escondido de nós.

O reino sobrenatural tem vários outros jogadores, e os jogadores menores têm apenas uma fração minúscula dos poderes de deus. Talvez possamos deter um demónio, prender um anjo, agarrar um querubim ou trazer Satanás? Mas parece que também não podemos, esses seres menores parecem ser tão bons a se esconderem como deus.

Esperem aí! Há um tipo de entidade sobrenatural que está muito mais perto de casa. Uma que não pode se esconder porque faz parte de nós. E essa é a alma. Então, se queremos encontrar uma entidade sobrenatural, a alma seria o lugar certo para começar.

O problema é que não conseguimos encontrar a alma, apesar do fato de haver mais de 7 mil milhões de almas em todo o mundo (talvez muitas mais) e, apesar do fato de que, supostamente, nenhum de nós poderia sobreviver sem uma.

As pessoas que acreditam que possuem almas, têm várias ideias sobre o que é uma alma, mas a maioria concorda que é a essência imaterial de nós, a nossa personalidade, emoções, inteligência, movimentos, gostos, desgostos, memórias e assim por diante que poderiam sobreviver depois do nosso cérebro e dos corpos físicos se irem. Mas nos últimos 50 anos, a ciência criou mapas bastante completos do cérebro, e agora entendemos o que é que a maioria das partes do cérebro faz.

Além disso, podemos comparar nossos mapas cerebrais com os dados clínicos de pacientes com lesões cerebrais. Agora, podemos prever com bastante precisão quais os defeitos e deficiências que surgirão de danos em qualquer região específica do cérebro. Isso nos diz algo muito importante: todas as capacidades que se presume serem causadas pela alma imaterial são, de fato, causadas pelo cérebro material.

Nós não conseguimos detectar QUAISQUER entidades sobrenaturais, nem mesmo aquelas que se diziam estarem intimamente em nós. Se não há entidades sobrenaturais detectáveis, por que é que eu deveria acreditar que existe um reino sobrenatural? Eu não devo.

E tu também não deves.


Traduzido e adaptado de Bill Flavell

Sem comentários:

Enviar um comentário